Comprar um SUV ou Hatchback?
O Grupo VW prevê um abrandamento do crescimento das vendas

Vendas de SUV crescem cada vez mais

By on 4 Janeiro, 2024

Quando se olha para o mercado europeu (União Europeia) saltam pormenores à vista que são muito interessantes e o primeiro deles é que apesar da procura de carros pequenos continuar a aumentar, o crescimento dos SUV, pequenos e compactos é mais do dobro, em termos percentuais, 15%.

A primeira coisa que isto ‘diz’ é que cada vez mais as pessoas procuram os SUV.

Mesmo com o líder do segmento, o Dacia Sandero, a ter um aumento de 19% com o novo Renault Clio, terceiro da lista a crescer 44%, tiveram no contraponto do Peugeot 208 e Toyota Yaris, cujas vendas caíram face a 2022, e tudo isto levou a que os automóveis pequenos não tenham conseguido acompanhar a procura de SUV com estes dois sub-segmentos, SUV pequenos e SUV compactos, que dominam o mercado.

As vendas de SUV pequenos aumentaram 15% e os SUV compactos aumentaram 19%, até novembro.

Não mudará muito até ao fim do ano…

Como se sabe, o segmento de automóveis pequenos é dos que vende menos elétricos, apenas 5,4%, são menos rentáveis, entre as 21 classes de modelos monitoradas pela Dataforce para a Automotive News Europe.

Um dos problemas é que o preço médio de um pequeno hatchback elétrico em comparação com o seu homólogo com motor de combustão é de cerca de 75%, 36.800€/20.900€. A percentagem cai para 47% no segmento compacto e 11% no segmento médio, pois o valor da bateria ‘esbate-se’ mais no alto preço dos carros. Esta curta percentagem deve mudar em 2024 pois está prevista a chegada de vários elétricos mais baratos, e como é lógico, muita gente vai aproveitar. Sabe-se que os compradores de pequenos hatchbacks elétricos têm pouca escolha, o número de modelos de veículos eléctricos dos segmentos compacto e médio é muito maior. Lá está, a rentabilidade. O Renault 5 elétrico será um modelo importante, o Volkswagen ID.2 All, deve surgir em 2025, a Citroën já está a preparar o e-C3 para o vender por valores à volta dos 23.000€.

Os modelos a gasolina cresceram quase 10% e representam 72% do total de vendas. Os híbridos cresceram 2.2% significam 11% do mercado. As vendas dos diesel caíram para apenas 3.7%. Dados definitivos do ano dentro de mais ou menos um mês.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)