Pneus: A despesa extra que o seu carro elétrico lhe pode exigir
Cuidados a ter com o seu carro elétrico

Apple abandona projeto do seu carro elétrico

By on 28 Fevereiro, 2024

A Apple terá cancelado o seu projeto de uma década para construir um carro elétrico, surpreendendo quase 2.000 funcionários envolvidos. O COO Jeff Williams e o Vice-Presidente Kevin Lynch informaram a equipa, indicando uma mudança para projetos ligados à inteligência artificial.

Segundo a Automotive News Europe, a decisão segue-se a anos de desafios e mudanças de liderança. O projeto visava um veículo elétrico totalmente autónomo, mas enfrentou desafios, incluindo preocupações com a rentabilidade e mudanças de estratégia. Os executivos finalizaram a decisão nas últimas semanas, citando preocupações sobre o investimento contínuo num projeto com resultados incertos.

Assim, a maioria dos engenheiros que trabalhavam na parte do software será recolocada noutros projetos ligados à inteligência artificial, outros engenheiros ligados ao hardware poderão ser também recolocados, mas espera-se que esta medida leve ao despedimento de vários elementos.

Termina assim um projeto lançado em 2014, onde foram investidos milhares de milhões de dólares. Uma das sugestões internar para manter o projeto passava por adiar a data de finalização e ser menos ambicioso na condução autónoma reduzido a especificação de condução autónoma de nível 4 para nível 2 (Conheça a diferença entre os vários níveis AQUI), o que acabou por ser descartado. O preço do carro rondaria os 100 mil dólares, mas a Apple deixou de acreditar que poderia realmente lucrar com o projeto. Chega assim ao fim um projeto ambicioso, numa altura em que a Xiaomi, que se lançou no mercado global com dispositivos eletrónicos, começa agora a sua aposta de forma séria nos veículos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)