Apple abandona projeto do seu carro elétrico
Carro da Apple pode estar a ‘acelerar’…

Apple: Mil milhões de dólares investidos sem conseguir um automóvel autónomo

By on 11 Março, 2024

A Apple desistiu de fazer um automóvel autónomo. O projeto visava um veículo elétrico totalmente autónomo, mas enfrentou desafios, incluindo preocupações com a rentabilidade e mudanças de estratégia. Os executivos finalizaram a decisão nas últimas semanas, citando preocupações sobre o investimento contínuo num projeto com resultados incertos. Mas o dinheiro já investido não foi pouco.

Segundo a Bloomberg, a Apple explorou parcerias com várias empresas do sector automóvel, incluindo a Mercedes-Benz, a Ford Motor, a BMW, a Volkswagen, a Tesla, a Canoo e a McLaren, na sua tentativa de desenvolver um automóvel autónomo no âmbito do Projeto Titan. O cofundador Steve Jobs chegou mesmo a ponderar a compra da General Motors após a crise financeira de 2008. A compra da Tesla esteve também em cima da mesa, mas o CEO Tim Cook colocou um travão na ideia.

No entanto, apesar de investir cerca de mil milhões de dólares por ano, o projeto nunca chegou a testar protótipos à escala real em estradas públicas. Embora a Apple tenha considerado a compra da Tesla e colaborado com Elon Musk, as conversações não progrediram.

A Apple visava um preço de 85.000 dólares, mas enfrentou desafios de custo de produção, estimando os custos em 120.000 dólares. Em 2021, a Apple adquiriu um antigo campo de provas da Chrysler no Arizona, mas agora está a vender a propriedade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)