SUV ‘dominam’ na Europa: 51% das vendas
Mais de 50% dos carros vendidos em 2023 foram SUV

Comprar um SUV ou Hatchback?

By on 8 Fevereiro, 2024

As tabelas de vendas de 2023 deixam clara a preferência pelos SUV comparativamente a tudo o resto, mas à questão “Porque um condutor deve comprar um SUV e não um Hatchback, ou vice-versa?” a resposta é complexa, embora também se possa abreviar…

A escolha entre um SUV e um Hatchback depende de vários fatores, acima de todos, as necessidades de cada um e prioridades como condutor.

Provavelmente, todas as pessoas que compraram um SUV fizeram-no porque destacaram as vantagens sem pensar nas maiores dificuldades.

quais são as principais vantagens de um SUV:

Maior espaço e versatilidade: Os SUV oferecem mais espaço interior e versatilidade do que os Hatchback, o que os torna ideais para famílias e pessoas com estilos de vida mais ativos, que viajem muitas vezes, que tenham muita coisa para transportar. Sem dúvida que a diferença para um Hatchback neste caso é grande, porque é mais confortável viajar com mais espaço e é melhor ter mais espaço para transportar bagagem.

Sensação de segurança: A posição de condução mais alta e a maior robustez dos SUV proporcionam uma sensação de segurança aos condutores. Embora este seja um argumento que não tem tradução na realidade, simplesmente por um motivo: os carros são seguros, sem dúvidas, por serem maiores em teoria estamos mais protegidos, mas há um senão, é que os condutores dos SUV não os podem guiar da mesma maneira que os hatchback, pois os SUV são bastante mais difíceis de controlar. São mais altos, e só o centro de gravidade mais longe do chão é suficiente para explicar que um hatchback face a um SUV equivalente, faz muito melhor as curvas e mais depressa do que o SUV, desde que comparemos carros semelhantes. A dinâmica dos SUV face aos hatchback é muito diferente. Os SUV são carros para viajar, para andar descontraído, têm uma melhor visibilidade, pois são mais altos, e estes são tudo fatores a favor. Mas há contras, claro.

Os SUV têm também melhor desempenho em terrenos mais acidentados e podem andar fora de estrada em locais que os hatchback simplesmente não passam.

Quanto aos contras, já falámos da dinâmica de condução para carros equivalentes, podemos falar do estacionamento, é muito mais difícil para um SUV do que um hatchback. então se falarmos em cidade…

Os consumos são outro argumento a favor dos hatchback. Veja a diferença nas marcas que têm os dois tipos de carros e veja as fichas técnicas e as diferenças nos consumos. são muitos euros ao fim de um ano. E nunca a favor dos SUV.

Contudo, a maioria das pessoas prefere-os. Claro que podemos sempre relevar argumentos negativos, porque damos primazia a outros. E isso, como é lógico, é perfeitamente lícito.

Mas se quiser ser racional, pode perfeitamente fazer a pergunta antes de decidir: preciso mesmo de um SUV ou hatchback é suficiente?

Já as vantagens de um Hatchback, começam logo na muito maior economia de combustível: Os hatchbacks geralmente são mais eficientes em termos de consumo de combustível do que os SUV.

A por boa diferença, claro que sempre em termos gerais, nunca comparando o que não deve ser comparado.

Os hatchback têm muito maior facilidade de manobra: Se compra um SUV para andar 90% do tempo em cidade ou percurso urbano, os hatchback são mais compactos e fáceis de manobrar do que os SUV, o que os torna ideais para condução urbana. Como é lógico, isto não significa que não ande bem com um SUV na cidade. Tem vantagens, a visibilidade, por exemplo. Há quem tenha um SUV porque vê muito melhor no trânsito urbano e isso é lícito.

Menor preço: Claro, os hatchback são geralmente bem mais baratos do que os SUV.

Aqui ficam algumas dicas para ajudá-lo a decidir qual o tipo de carro certo para si:

Considere o seu estilo de vida: Se tem uma família ou precisa transportar muitas coisas, um SUV pode ser a melhor opção. Se viaja regularmente, um SUV é mais confortável, tem mais espaço. Mas já sabe que vai gastar mais com um SUV.

Se você mora na cidade e precisa de um carro fácil de manobrar, um hatchback pode ser a melhor escolha. Se anda 80% do tempo em percursos urbanos e viaja muito de vez em quando, um hatchback também faz a viagem. E gasta menos. Vai é um pouco menos confortável, se forem cinco pessoas no carro. Se forem duas, não é assunto, nem quatro. Se forem cinco há impacto de conforto em três pessoas, as que forem nos lugares traseiros.

Pense no seu orçamento: Os SUV geralmente são mais caros do que os Hatchback. Precisa mesmo do SUV ou prefere poupar uns bons milhares de euros?

Teste os dois tipos de carros: Antes de tomar uma decisão, experimente conduzir um SUV e um Hatchback para ver qual você prefere.

Em resumo, não existe uma resposta única para a pergunta “SUV ou Hatchback?”. A melhor escolha para si depende das suas necessidades e prioridades como condutor, pense bem no que dá maior primazia, coloque a si próprio as questões e veja os prós e os contras.

Pense bem no que é o seu modo de vida durante um ano, para perceber onde é que dava jeito o hatchback ou o SUV. Se a balança das percentagens pender mais para um dos lados, tem a sua resposta, nunca esquecendo que “este ou aquele”, só porque sim, também é lícito…

Por exemplo, eu sempre tive um hatchback, sempre chegou. Mas agora começo a pensar que se calhar já dava jeito guiar numa posição mais alta de condução. Portanto, um SUV compacto.

Mas por outro lado continuo a dar muita importância ao prazer de condução, dá prazer guiar. Um hatchback. Está a ver como é difícil…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)