BMW i7 xDrive60 com Theater Screen – Ensaio Teste

By on 27 Março, 2024

O BMW i7 é o primeiro Série 7 elétrico, numa gama que se alargou às motorizações a gasolina, Diesel, híbrida plug-in e elétrica. Não ficou mesmo a falar nada. Este i7 é uma fantástica berlina de luxo, que pode ser uma sala de cinema para os passageiros traseiros. É um automóvel com um bem estar a bordo fenomenal, a experiência de condução é arrebatadora e a vida a bordo está num nível que sinceramente nunca tinha visto ou sentido. Na Europa, o novo BMW 7 Series foi lançado exclusivamente com o elétrico BMW i7 xDrive 60.

O BMW i7 tem um potente grupo motopropulsor elétrico que se adapta muito bem aos que os utilizadores deste tipo de carros esperam, viagens suaves numa cabine espaçosa com materiais premium. Não falta tecnologia, e destaca-se o ‘theatre screen’.

Este BMW i7 xDrive 60 tem dois motores elétricos que alcançam uma potência de 400 kW/544 cv, e uma autonomia entre 590- 25 quilómetros WLTP, o que em termos reais se cifra entre 460 e 560 Km. É um automóvel com uma qualidade geral de construção absolutamente fantástica.

Exterior

0/10

A estética costumava ser soberba na BMW até às mais recentes grelhas frontais que ainda assim perante muita gente, pouca diferença fez em termos de vendas. Gostos. A grelha frontal é horrível, mas exceção feita à grelha, esta geração do BMW Série 7 impressiona fortemente essencialmente pelo porte e presença. O i7 tem uma carroçaria com 5,4 metros de comprimento, dois de largura e altura acima de um metro e meio, tudo isto num design elegante, é um automóvel grande, imponente, mas com proporções bem conseguidas, um carro de luxo moderno e elegante. Se o interior é luxuoso, o exterior é impressionante. Talvez lhe falte alguma personalidade, mas isso advém muito mais do gosto de cada um.
A frente vertical e a nova interpretação dos faróis duplos circulares e da ‘grade BMW’ trazem uma presença poderosa e distinta para a parte visual do carro. Outras características específicas de design do modelo incluem o trabalho de superfície claro do avental dianteiro e o capot esculpido com uma linha dinâmica no centro. A vista lateral do novo BMW Série 7 transborda elegância. A linha de ombro estende-se das luzes diurnas até as luzes traseiras. As portas longas proporcionam facilidade de entrada e saída para os passageiros traseiros e a traseira é moldada por uma estrutura de superfície claramente dividida.

Interior

0/10

O interior do BMW i7 xDrive 60 é luxuoso, espaçoso e muito confortável, sem dúvida dos melhores do mercado, os materiais são de alta qualidade, os acabamentos excelentes e o espaço é abundante se bem que o carro tem apenas quatro lugares, o que se compreende, tendo em conta o tipo de carro que é e essencialmente, para quem é.
Resumindo, o interior do i7 é luxuoso, confortável e espaçoso.
Destaco o sistema de infotainment, é fácil de usar, há muitos recursos tecnológicos e não posso deixar de destacar os fantásticos programas de massagens. Para todos os gostos. E mais alguns…
O ecrã de cinema BMW – estendendo-se desde o forro do teto – com o Amazon Fire TV integrado oferece uma oferta de entretenimento única para os passageiros dos bancos traseiros. Com seu ecrã tátil de 31,3 polegadas e resolução de 8K, sistema de som surround Bowers & Wilkins, com ecrãs de operação de funções controladas por toque de 5,5 polegadas nas portas traseiras (BMW Touch Command), transforma o compartimento traseiro do novo BMW Série 7 em um lounge de cinema privado sobre rodas. Aqui, os passageiros podem transmitir vídeos, jogar jogos, ouvir música, obter informações e assistir a programas baixados – tudo enquanto estão na estrada. O Amazon Fire TV oferece uma experiência de entretenimento ricamente variada.
O condutor e o passageiro dianteiro também podem utilizar pela primeira vez a transmissão de vídeo do YouTube no ecrã de controlo. O sistema de antena compatível com 5G no novo BMW Série 7 proporciona conectividade de alta velocidade.
Os acabamentos são do melhor que há, a instrumentação altamente tecnológica, o que gosto particularmente, com este tamanho a acessibilidade é perfeita, o conforto estático à prova de crítica, a posição condução tem 1001 ajustes, a visibilidade é ótima, a habitabilidade (para quatro pessoas) ideal, e o porta-bagagens grande o suficiente para um carro com bem mais de cinco metros. Resumindo, o interior do i7 é um verdadeiro deleite.

Equipamento

0/10

Como se calcula, só o equipamento do carro precisa de uma enciclopédia! Destaco a tecnologia inovadora para condução e estacionamento automatizados. A maior seleção de sistemas de condução e estacionamento automatizados alguma vez oferecidos para um modelo BMW está disponível neste novo Série 7. A combinação do Cruise Control Ativo com a função Stop & Go e o Assistente de Direção e Controlo de Faixa de Rodagem proporciona uma experiência particularmente intensa experiência de condução automatizada. O Assistente Automático de Limite de Velocidade, a função de monitorização de trajetos, reconhecimento de semáforos e Navegação Ativa permite que a velocidade do automóvel e os movimentos da direção sejam ajustados de acordo com a situação em causa.
Nos modelos equipados com o Assistente de Estacionamento Profissional, o Assistente de marcha-atrás pode agora efetuar movimentos de direção até 200 metros. O Assistente de Manobras ajuda ainda mais o condutor. Nos trajetos de manobra pré-armazenados, este sistema este sistema executa automaticamente todas as tarefas necessárias, controlando o acelerador, os travões e a direção, bem como a mudança de velocidade para para a frente ou para trás.
Eis a lista do automóvel deste ensaio: BMW Individual Cinza Dravit metalizada, Pele Merino BMW Individual com conteúdos exclusivos Preto, Executive Drive Pro, Pack Desportivo M, Jantes Liga Leve 21″ F:255/40R21 T:285/35R21 aerodinâmicas, Banco multifuncional para o condutor e passageiro, Volante desportivo M em pele, Frisos exteriores Shadow Line BMW M, BMW Individual Interior conteúdos exclusivos, Pack Desportivo M exterior e interior, Portas automáticas, Luzes em cristal Iconic Glow, Teto solar panorâmico Sky Lounge, Controlos com detalhes em vidro Crafted Clarity, Câmara Interior, Sistema de som Surround Bowers & Wilkins Diamond, Assistente condução Profissional, Assistente de estacionamento Professional, Service Inclusive Plus.
Pack Executive, Ventilação ativa dos bancos traseiros, Bancos multifuncionais traseiros, Consola traseira Executive Lounge, Pack aquecimento Comfort, Função de massagem nos bancos traseiros, Pack Executive Lounge, Ventilação ativa dos bancos dianteiros, Bancos Executive Lounge, Sistema multimédia Professional para bancos traseiros com iDrive, Pack Connoisseur, Função de massagem nos bancos dianteiros, Pack Climate Acoustic, Vidros laminados de conforto climático, Vidros com proteção solar.

Consumos

0/10

O consumo de energia elétrica em kWh/100 km (combinado, WLTP) do BMW i7 xDrive 60 Berlina: fica entre 18,5-19,6, e pode contar com uma média ‘real’ de 510 Km. E como lá chegamos? Detalhando, a autonomia estimada varia entre 375 e 715 Km ‘reais’ sendo que em cidade se estiver frio faz cerca de 490 km, com temperaturas moderadas, pode chegar aos 715 Km. Na autoestrada, com muito frio conte com cerca de 275 Km, com temperaturas à volta de 23º, pode fazer 480 Km. Combinado, entre 430 Km (frio) e 580 Km (23º), nunca esquecendo todos os fatores que afetam a autonomia, como o vento, que pode ser a favor ou contra, a velocidade constante ajuda a aumentar a autonomia, subidas, descidas, etc.
É um consumo absoluto muito interessante para um carro deste peso. Já o consumo /performance é mais penalizador, mas tem sempre a certeza que, se precisar de andar, o carro permite-o, sendo certo que tem de contar com uma ‘drenagem’ bem maior da bateria.
O BMW i7 pode ser carregado de 10% a 80% com 195 kW em apenas 34 minutos, num posto de carregamento de alta potência. Tem uma capacidade de carregamento melhorada (até 22 kW AC) e até 195 kW DC, ou seja, pode recarregar até 170 km em apenas 10 minutos. Na aquisição do BMW i7, está incluído: Wallbox (BMW) ou Smart Wallbox (ABB) + Serviço de Instalação Incluído. BMW i7 Charging (1 ano de carregamentos IONITY).

Ao Volante

0/10

A condução do BMW i7 xDrive 60 muito confortável, mesmo em altas velocidades, a aceleração é rápida e suave, o carro é uma maravilha de insonorização. A potência dos motores dão-nos uma sensação que se sobrepõe muito ao peso que sabemos ter o carro, nunca se sente qualquer falta de potência, é muito poderosa a aceleração, o conforto de condução neste interior luxuoso e silencioso torna a condução uma experiência para lá de agradável. Sente-se o peso do carro, mas também aquela segurança de estar sempre ligado à estrada. Apesar do tamanho do carro, nem as zonas mais sinuosas intimidam, pois a direção às quatro rodas dá-nos uma sensação de estar a guiar um carro bem mais pequeno e não quase com cinco metros e meio.
É claro que se nota o peso elevado, mas não em aceleração e em reta, mas sim em curvas médias por causa da transferência de massas. Em travagem, sente-se o peso, mas os travões respondem a preceito, embora convenha alguma adaptação, devido ao peso do carro.
Na verdade, não me lembro de um carro deste porte com esta dinâmica de condução. Até em cidade, a direção, que é leve, permite uma condução que inimaginável para um automóvel deste tamanho. Se forçarmos o carro, este sai da sua zona de conforto, mas o controlo de estabilidade funciona de uma forma que não nos permite sequer chegar perto do susto.
De um modo geral, a dinâmica de condução do BMW i7 xDrive 60 impressiona para um carro deste tamanho e o que destaco mais é mesmo o conforto de rolamento e insonorização.
Na verdade, segundo a BMW, muito se deve ao Executive Drive Pro e as suas barras estabilizadoras ativas, mas é para nós impossível de comparar porque não guiámos o carro sem elas. O sistema está ligado à suspensão pneumática autonivelante que mantém os dois eixos à mesma altura. Segundo a BMW esta tecnologia do chassis proporciona o equilíbrio ideal entre conforto e dinamismo, e para além de reduzir movimentos de rolamento causados por solavancos na estrada num dos lados do automóvel, a sua nova função Active Roll Comfort também ajusta ativamente a altura da carroçaria no lado correspondente do veículo.

Motor

0/10

O BMW i7 xDrive 60 elétrico é alimentado por dois motores elétricos que, em conjunto, desenvolvem uma potência de 400 kW/544 cv, e possui uma série de inovações que aumentam a sua autonomia para 591-625 Km no ciclo WLTP. Tem até 745 Nm de binário e faz os 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
Este novo BMW i7 xDrive 60 tem tecnologia BMW eDrive de quinta geração: sistema de acionamento altamente integrado, gestão inteligente de energia, novo processo de carregamento, tecnologia avançada de células de bateria. Os motores elétricos eficientes, a recuperação adaptativa otimizada, o controlo climático melhorado e a elevada densidade energética da bateria de alta tensão com uma capacidade útil de 101,7 kWh proporcionam uma autonomia BMW de 591-625 quilómetros no ciclo WLTP (ver consumo real no item consumos).
É possível um carregamento em corrente alterna até 22 kW. O carregamento em corrente contínua até 195 kW permite aumentar a autonomia em cerca de 170 quilómetros no espaço de dez minutos. A gestão antecipada do calor permite o pré-condicionamento da bateria para otimizar o carregamento.

Balanço Final

0/10

Este é sem dúvida um automóvel tão destacado que é difícil encontrar-lhe críticas a fazer, pois foi elevado a níveis ‘extra’ quer na dinâmica, conforto e luxo. Só critico mesmo aquela grelha frontal, que por acaso se ‘resolve’ bem na versão ‘negra’. É muito caro, é verdade, especialmente esta versão que fica acima dos 200.000€, mas tendo em conta o mercado a que se destina, tem para oferecer tudo o que o dinheiro pode pagar.

Concorrentes

Não esta versão que fica um pouco acima dos 200.000€, mas a base do i7 xDrive 60 custa um bom bocado menos que um Mercedes-Benz EQS 580 4Matic de 523 cv, que é mais pequeno, mais ou menos a mesma autonomia. De resto, o Tesla Model S custa bem menos, mas tem mais autonomia, e é muito mais barato: 96.990€ e o Model S Plaid, 111.990€. Outras alternativas são o Audi e-tron GT ou o Porsche Taycan, mas estes são automóveis com um perfil totalmente distinto deste i7.

Ficha Técnica

Motor
Potência máxima 544 cv / 400 kW
Binário máximo 745 Nm
Motor elétrico 1
Potência máxima 258 cv / 190 kW
Binário máximo 365 Nm
Motor elétrico 2
Potência máxima 313 cv / 230 kW
Binário máximo 380 Nm
Bateria
Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 105,7 kWh
Capacidade utilizável 101,7 kWh
Alimentação elétrica
Potência máxima de recarga em CC 195 kW
Potência máxima de recarga em CA 22 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 10,5 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 34 min (195 kW)
Transmissão
Tração integral/Caixa de velocidades automática
Desempenho e consumo de combustível
Velocidade máxima 240 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,7 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 18,4 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 624 km
Número de portas 4
Comprimento 5,391 mm
Largura 1950 mm
Altura 1.544 mm
Coeficiente Cx 0,24
Área frontal 2,6 m²
Fator de resistência 0,65
Peso 2.715 kg
Volumes da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 500 litros
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão dianteira Mola pneumática
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola pneumática
Barra estabilizadora dianteira/traseira Sim
Tipo de travões dianteiros/traseiros Discos ventilados
Direção Tipo cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Elétrica
Direção às quatro rodas Sim
Círculo de viragem entre muros 12,3 m
Pneus dianteiros/traseiros 245/50 R19 105Y

 

Mais/Menos


Mais

Dinâmica
Conforto
Insonorização
Theatre Screen

Menos

Preço
Estética da dianteira
Apenas quatro lugares
Consumos medianos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 214656€

Preço da versão base (Euros): 174130€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

A estética costumava ser soberba na BMW até às mais recentes grelhas frontais que ainda assim perante muita gente, pouca diferença fez em termos de vendas. Gostos. A grelha frontal é horrível, mas exceção feita à grelha, esta geração do BMW Série 7 impressiona fortemente essencialmente pelo porte e presença. O i7 tem uma carroçaria com 5,4 metros de comprimento, dois de largura e altura acima de um metro e meio, tudo isto num design elegante, é um automóvel grande, imponente, mas com proporções bem conseguidas, um carro de luxo moderno e elegante. Se o interior é luxuoso, o exterior é impressionante. Talvez lhe falte alguma personalidade, mas isso advém muito mais do gosto de cada um.
A frente vertical e a nova interpretação dos faróis duplos circulares e da ‘grade BMW’ trazem uma presença poderosa e distinta para a parte visual do carro. Outras características específicas de design do modelo incluem o trabalho de superfície claro do avental dianteiro e o capot esculpido com uma linha dinâmica no centro. A vista lateral do novo BMW Série 7 transborda elegância. A linha de ombro estende-se das luzes diurnas até as luzes traseiras. As portas longas proporcionam facilidade de entrada e saída para os passageiros traseiros e a traseira é moldada por uma estrutura de superfície claramente dividida.

Interior

O interior do BMW i7 xDrive 60 é luxuoso, espaçoso e muito confortável, sem dúvida dos melhores do mercado, os materiais são de alta qualidade, os acabamentos excelentes e o espaço é abundante se bem que o carro tem apenas quatro lugares, o que se compreende, tendo em conta o tipo de carro que é e essencialmente, para quem é.
Resumindo, o interior do i7 é luxuoso, confortável e espaçoso.
Destaco o sistema de infotainment, é fácil de usar, há muitos recursos tecnológicos e não posso deixar de destacar os fantásticos programas de massagens. Para todos os gostos. E mais alguns…
O ecrã de cinema BMW – estendendo-se desde o forro do teto – com o Amazon Fire TV integrado oferece uma oferta de entretenimento única para os passageiros dos bancos traseiros. Com seu ecrã tátil de 31,3 polegadas e resolução de 8K, sistema de som surround Bowers & Wilkins, com ecrãs de operação de funções controladas por toque de 5,5 polegadas nas portas traseiras (BMW Touch Command), transforma o compartimento traseiro do novo BMW Série 7 em um lounge de cinema privado sobre rodas. Aqui, os passageiros podem transmitir vídeos, jogar jogos, ouvir música, obter informações e assistir a programas baixados – tudo enquanto estão na estrada. O Amazon Fire TV oferece uma experiência de entretenimento ricamente variada.
O condutor e o passageiro dianteiro também podem utilizar pela primeira vez a transmissão de vídeo do YouTube no ecrã de controlo. O sistema de antena compatível com 5G no novo BMW Série 7 proporciona conectividade de alta velocidade.
Os acabamentos são do melhor que há, a instrumentação altamente tecnológica, o que gosto particularmente, com este tamanho a acessibilidade é perfeita, o conforto estático à prova de crítica, a posição condução tem 1001 ajustes, a visibilidade é ótima, a habitabilidade (para quatro pessoas) ideal, e o porta-bagagens grande o suficiente para um carro com bem mais de cinco metros. Resumindo, o interior do i7 é um verdadeiro deleite.

Equipamento

Como se calcula, só o equipamento do carro precisa de uma enciclopédia! Destaco a tecnologia inovadora para condução e estacionamento automatizados. A maior seleção de sistemas de condução e estacionamento automatizados alguma vez oferecidos para um modelo BMW está disponível neste novo Série 7. A combinação do Cruise Control Ativo com a função Stop & Go e o Assistente de Direção e Controlo de Faixa de Rodagem proporciona uma experiência particularmente intensa experiência de condução automatizada. O Assistente Automático de Limite de Velocidade, a função de monitorização de trajetos, reconhecimento de semáforos e Navegação Ativa permite que a velocidade do automóvel e os movimentos da direção sejam ajustados de acordo com a situação em causa.
Nos modelos equipados com o Assistente de Estacionamento Profissional, o Assistente de marcha-atrás pode agora efetuar movimentos de direção até 200 metros. O Assistente de Manobras ajuda ainda mais o condutor. Nos trajetos de manobra pré-armazenados, este sistema este sistema executa automaticamente todas as tarefas necessárias, controlando o acelerador, os travões e a direção, bem como a mudança de velocidade para para a frente ou para trás.
Eis a lista do automóvel deste ensaio: BMW Individual Cinza Dravit metalizada, Pele Merino BMW Individual com conteúdos exclusivos Preto, Executive Drive Pro, Pack Desportivo M, Jantes Liga Leve 21″ F:255/40R21 T:285/35R21 aerodinâmicas, Banco multifuncional para o condutor e passageiro, Volante desportivo M em pele, Frisos exteriores Shadow Line BMW M, BMW Individual Interior conteúdos exclusivos, Pack Desportivo M exterior e interior, Portas automáticas, Luzes em cristal Iconic Glow, Teto solar panorâmico Sky Lounge, Controlos com detalhes em vidro Crafted Clarity, Câmara Interior, Sistema de som Surround Bowers & Wilkins Diamond, Assistente condução Profissional, Assistente de estacionamento Professional, Service Inclusive Plus.
Pack Executive, Ventilação ativa dos bancos traseiros, Bancos multifuncionais traseiros, Consola traseira Executive Lounge, Pack aquecimento Comfort, Função de massagem nos bancos traseiros, Pack Executive Lounge, Ventilação ativa dos bancos dianteiros, Bancos Executive Lounge, Sistema multimédia Professional para bancos traseiros com iDrive, Pack Connoisseur, Função de massagem nos bancos dianteiros, Pack Climate Acoustic, Vidros laminados de conforto climático, Vidros com proteção solar.

Consumos

O consumo de energia elétrica em kWh/100 km (combinado, WLTP) do BMW i7 xDrive 60 Berlina: fica entre 18,5-19,6, e pode contar com uma média ‘real’ de 510 Km. E como lá chegamos? Detalhando, a autonomia estimada varia entre 375 e 715 Km ‘reais’ sendo que em cidade se estiver frio faz cerca de 490 km, com temperaturas moderadas, pode chegar aos 715 Km. Na autoestrada, com muito frio conte com cerca de 275 Km, com temperaturas à volta de 23º, pode fazer 480 Km. Combinado, entre 430 Km (frio) e 580 Km (23º), nunca esquecendo todos os fatores que afetam a autonomia, como o vento, que pode ser a favor ou contra, a velocidade constante ajuda a aumentar a autonomia, subidas, descidas, etc.
É um consumo absoluto muito interessante para um carro deste peso. Já o consumo /performance é mais penalizador, mas tem sempre a certeza que, se precisar de andar, o carro permite-o, sendo certo que tem de contar com uma ‘drenagem’ bem maior da bateria.
O BMW i7 pode ser carregado de 10% a 80% com 195 kW em apenas 34 minutos, num posto de carregamento de alta potência. Tem uma capacidade de carregamento melhorada (até 22 kW AC) e até 195 kW DC, ou seja, pode recarregar até 170 km em apenas 10 minutos. Na aquisição do BMW i7, está incluído: Wallbox (BMW) ou Smart Wallbox (ABB) + Serviço de Instalação Incluído. BMW i7 Charging (1 ano de carregamentos IONITY).

Ao volante

A condução do BMW i7 xDrive 60 muito confortável, mesmo em altas velocidades, a aceleração é rápida e suave, o carro é uma maravilha de insonorização. A potência dos motores dão-nos uma sensação que se sobrepõe muito ao peso que sabemos ter o carro, nunca se sente qualquer falta de potência, é muito poderosa a aceleração, o conforto de condução neste interior luxuoso e silencioso torna a condução uma experiência para lá de agradável. Sente-se o peso do carro, mas também aquela segurança de estar sempre ligado à estrada. Apesar do tamanho do carro, nem as zonas mais sinuosas intimidam, pois a direção às quatro rodas dá-nos uma sensação de estar a guiar um carro bem mais pequeno e não quase com cinco metros e meio.
É claro que se nota o peso elevado, mas não em aceleração e em reta, mas sim em curvas médias por causa da transferência de massas. Em travagem, sente-se o peso, mas os travões respondem a preceito, embora convenha alguma adaptação, devido ao peso do carro.
Na verdade, não me lembro de um carro deste porte com esta dinâmica de condução. Até em cidade, a direção, que é leve, permite uma condução que inimaginável para um automóvel deste tamanho. Se forçarmos o carro, este sai da sua zona de conforto, mas o controlo de estabilidade funciona de uma forma que não nos permite sequer chegar perto do susto.
De um modo geral, a dinâmica de condução do BMW i7 xDrive 60 impressiona para um carro deste tamanho e o que destaco mais é mesmo o conforto de rolamento e insonorização.
Na verdade, segundo a BMW, muito se deve ao Executive Drive Pro e as suas barras estabilizadoras ativas, mas é para nós impossível de comparar porque não guiámos o carro sem elas. O sistema está ligado à suspensão pneumática autonivelante que mantém os dois eixos à mesma altura. Segundo a BMW esta tecnologia do chassis proporciona o equilíbrio ideal entre conforto e dinamismo, e para além de reduzir movimentos de rolamento causados por solavancos na estrada num dos lados do automóvel, a sua nova função Active Roll Comfort também ajusta ativamente a altura da carroçaria no lado correspondente do veículo.

Concorrentes

Não esta versão que fica um pouco acima dos 200.000€, mas a base do i7 xDrive 60 custa um bom bocado menos que um Mercedes-Benz EQS 580 4Matic de 523 cv, que é mais pequeno, mais ou menos a mesma autonomia. De resto, o Tesla Model S custa bem menos, mas tem mais autonomia, e é muito mais barato: 96.990€ e o Model S Plaid, 111.990€. Outras alternativas são o Audi e-tron GT ou o Porsche Taycan, mas estes são automóveis com um perfil totalmente distinto deste i7.

Motor

O BMW i7 xDrive 60 elétrico é alimentado por dois motores elétricos que, em conjunto, desenvolvem uma potência de 400 kW/544 cv, e possui uma série de inovações que aumentam a sua autonomia para 591-625 Km no ciclo WLTP. Tem até 745 Nm de binário e faz os 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
Este novo BMW i7 xDrive 60 tem tecnologia BMW eDrive de quinta geração: sistema de acionamento altamente integrado, gestão inteligente de energia, novo processo de carregamento, tecnologia avançada de células de bateria. Os motores elétricos eficientes, a recuperação adaptativa otimizada, o controlo climático melhorado e a elevada densidade energética da bateria de alta tensão com uma capacidade útil de 101,7 kWh proporcionam uma autonomia BMW de 591-625 quilómetros no ciclo WLTP (ver consumo real no item consumos).
É possível um carregamento em corrente alterna até 22 kW. O carregamento em corrente contínua até 195 kW permite aumentar a autonomia em cerca de 170 quilómetros no espaço de dez minutos. A gestão antecipada do calor permite o pré-condicionamento da bateria para otimizar o carregamento.

Balanço final

Este é sem dúvida um automóvel tão destacado que é difícil encontrar-lhe críticas a fazer, pois foi elevado a níveis ‘extra’ quer na dinâmica, conforto e luxo. Só critico mesmo aquela grelha frontal, que por acaso se ‘resolve’ bem na versão ‘negra’. É muito caro, é verdade, especialmente esta versão que fica acima dos 200.000€, mas tendo em conta o mercado a que se destina, tem para oferecer tudo o que o dinheiro pode pagar.

Mais

Dinâmica
Conforto
Insonorização
Theatre Screen

Menos

Preço
Estética da dianteira
Apenas quatro lugares
Consumos medianos

Ficha técnica

Motor
Potência máxima 544 cv / 400 kW
Binário máximo 745 Nm
Motor elétrico 1
Potência máxima 258 cv / 190 kW
Binário máximo 365 Nm
Motor elétrico 2
Potência máxima 313 cv / 230 kW
Binário máximo 380 Nm
Bateria
Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 105,7 kWh
Capacidade utilizável 101,7 kWh
Alimentação elétrica
Potência máxima de recarga em CC 195 kW
Potência máxima de recarga em CA 22 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 10,5 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 34 min (195 kW)
Transmissão
Tração integral/Caixa de velocidades automática
Desempenho e consumo de combustível
Velocidade máxima 240 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,7 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 18,4 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 624 km
Número de portas 4
Comprimento 5,391 mm
Largura 1950 mm
Altura 1.544 mm
Coeficiente Cx 0,24
Área frontal 2,6 m²
Fator de resistência 0,65
Peso 2.715 kg
Volumes da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 500 litros
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão dianteira Mola pneumática
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola pneumática
Barra estabilizadora dianteira/traseira Sim
Tipo de travões dianteiros/traseiros Discos ventilados
Direção Tipo cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Elétrica
Direção às quatro rodas Sim
Círculo de viragem entre muros 12,3 m
Pneus dianteiros/traseiros 245/50 R19 105Y

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 214656€
Preço da versão base (Euros): 174130€