Porque está a crescer o chamado de ‘renting de segunda mão’?
Não quer comprar carro elétrico? Renting já é solução para muitos condutores

Renting: uma solução cada vez mais escolhida

By on 11 Abril, 2023

A revolução na mobilidade não se faz apenas no tipo de energia que se coloca nos veículos e como eles a utilizam. Há também novas soluções de mobilidade que proporcionam mais escolha para os clientes. O renting é uma delas.

O conceito de renting pode ser ainda desconhecido para alguns, mas começa a ganhar força no mercado europeu. O renting, ou aluguer operacional de veículos de longa duração, permite ao condutor escolher um veículo e um pacote de serviços, alugando esse carro por um determinado período (normalmente de 12 a 48 meses). Todos os meses paga uma taxa fixa que incluí todos os encargos relacionados com o carro (manutenção, seguro automóvel e garantia financeira, assistência em viagem, pneus, veículo de substituição, IUC, inspeções periódicas obrigatórias, entre outras). Em resumo, em troca de uma renda fixa por mês (decidida segundo vários parâmetros como o tipo de veículo, utilização prevista, etc) tem um carro pronto para andar sem mais preocupações ou problemas. No final do contrato, ou prolonga, ou faz outro com outro veículo, ou compra o veículo.

E esta forma de ver a mobilidade começa a ganhar força. Segundo um estudo realizado pela empresa de pesquisa Frost & Sullivan, o número total de contratos de aluguer operacional assinados na Europa aumentou 6,2% em 2022 e, de acordo com as estimativas das principais organizações que lidam com o setor automóvel, continuará a crescer mais ao longo de 2023, graças, principalmente, à vertente dos veículos elétricos. De facto e apesar da pandemia, os contratos de aluguer operacional ligados aos veículos ecológicos duplicaram, passando de mais de 400.000 para mais de 840.000 contratos. Esta tendência positiva confirma o que já ficara demonstrado entre os anos de 2020 e 2022.

A explicação específica para este aumento decorre das fórmulas de financiamento (aluguer tradicional e aluguer operacional) como as melhores opções para lidar com cenários tão complexos e em constante mudança, como é o da transição para os veículos eletrificados. Em particular, o enfoque global na sustentabilidade ambiental interessa a uma parte cada vez maior do setor do aluguer operacional, uma vez que representa a solução ideal para testar veículos ecossustentáveis, reduzindo os riscos ligados aos custos e imprevistos e tornando o acesso a estes motores mais democrático.

Assim, os rentings começam a ser uma solução vista com mais interesse. E dada a mudança constante, não surpreende que não haja vontade de fazer um investimento avultado num carro, mais ainda quando se aproximam as datas que a UE impôs para o “fim dos motores a combustão”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)