Porque está a crescer o chamado de ‘renting de segunda mão’?
Não quer comprar carro elétrico? Renting já é solução para muitos condutores

Qual a melhor forma de financiar o seu carro? Leasing, ALD ou Renting?

By on 14 Fevereiro, 2024

Apesar de ser uma ferramenta cada vez mais indispensável, a decisão de comprar carro é sempre alvo de muita ponderação, pelo investimento que implica. Com a variedade de opções de financiamento disponíveis no mercado, escolher a melhor forma de financiar o seu carro pode ser um desafio.

Comprar carro não é algo difícil, mas exige sempre ponderação. Antes de mais, tem de ponderar que tipo de carro quer comprar e que tipo de carro faz mais sentido para as suas necessidades. Nem sempre as duas andam de mãos dadas. Depois da escolha do modelo a comprar vem outra decisão importante: Como financiar o seu carro? Uma coisa é clara para todos: pagar o carro a pronto sai mais barato. No entanto, nem todos têm a capacidade de o fazer, pelo que são necessárias outras ferramentas. Termos como Leasing, ALD ou Renting passam a fazer parte do léxico das pessoas que procuram formas de financiamento. Iremos tentar explicar de forma breve e simples as diferenças.

Crédito Automóvel

É a opção mais usada pelos condutores nacionais. Essa opção pode incluir ou não uma reserva de propriedade. O proprietário do veículo é sempre o próprio consumidor, no entanto, há uma reserva de propriedade, isto é, uma garantia de que o bem vendido fica na posse de quem vende ou concede crédito até que seja cumprido o contrato, por exemplo, até que o bem seja totalmente pago. O direito do banco sobre o veículo é registado na conservatória. Caso contrário, o carro é registado apenas em nome do consumidor. Geralmente, o crédito automóvel com reserva de propriedade é mais económico do que aquele sem.

Tem também a possibilidade de fazer um crédito pessoal, sem finalidade específica, uma opção normalmente mais dispendiosa. Em resumo, o carro é seu, tem de pagar o valor definido com a financeira e esse valor depende sempre do tempo que vai pagar e claro, da entrada. Vale a pena fazer as contas e se tiver possibilidade de fazer uma entrada mais generosa, poupa algum dinheiro nos juros finais.

Leasing:

O Leasing é um contrato de aluguer de longa duração com opção de compra no final, pelo valor residual negociado. Este valor é parte do preço do carro e tem de ser pago na totalidade se optar pela compra. As principais vantagens do Leasing são as rendas mensais mais baixas do que o Renting e a possibilidade de comprar o carro no final do contrato. No entanto, o cliente é responsável por todos os custos de manutenção e reparação, e terá que pagar um valor residual no final do contrato para comprar o carro.

ALD (Aluguer de Longa Duração):

O ALD é similar ao Leasing, mas com a obrigação de compra do carro no final do contrato. Daí que, com o contrato de locação financeira, se assine um contrato-promessa de compra e venda. O leasing dá mais margem de manobra ao consumidor, permitindo-lhe tomar a decisão apenas no final do contrato. As taxas de juros no ALD mantêm-se competitivas e tal como no leasing, é obrigado a fazer um seguro por danos próprios e um seguro de responsabilidade civil. Entre as vantagens do ALD, conta-se o facto de poder passar facilmente o contrato para outro contraente. No caso das empresas, esta modalidade oferece benefícios fiscais.

Renting:

O renting, ou aluguer operacional de veículos de longa duração, permite ao condutor escolher um veículo e um pacote de serviços, alugando esse carro por um determinado período (normalmente de 12 a 48 meses). Todos os meses paga uma taxa fixa que incluí todos os encargos relacionados com o carro (manutenção, seguro automóvel e garantia financeira, assistência em viagem, pneus, veículo de substituição, IUC, inspeções periódicas obrigatórias, entre outras). Em resumo, em troca de uma renda fixa por mês (decidida segundo vários parâmetros como o tipo de veículo, utilização prevista, etc) tem um carro pronto para andar sem mais preocupações ou problemas. No final do contrato, ou prolonga, ou faz outro com outro veículo, ou compra o veículo.

O renting é uma boa opção para quem precisa de um carro por um período de tempo limitado, mas não quer ter que comprar um carro novo. O cliente pode mudar de carro a cada poucos anos, sem ter que se preocupar com a venda do carro antigo. O renting também é uma boa opção para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo.

No entanto, o renting também tem algumas desvantagens. A mensalidade do renting é geralmente mais alta do que uma prestação de um crédito automóvel. Além disso, o cliente não é proprietário do carro, pelo que não pode fazer alterações no carro sem a autorização da empresa de renting.

A aquisição em renting prevê, apenas e só, uma renda mensal fixa, sem entrada inicial. E também não há pagamentos extras no final do contrato. Há, no entanto, que ter em conta certas condições que são especificadas no contrato, como a quilometragem: se no final do contrato houver um excesso de quilómetros face ao contratado será cobrado um valor adicional, calculado com base na quilometragem contratada e de acordo com o proporcional adicional; por outro lado, o cliente tiver feito menos quilómetros do que os estipulados, aquando da devolução da viatura, empresas como a Renting Finders Portugal fará os cálculos inversos, reembolsando-o com base na quilometragem acordada. Há, assim, que ler todas as condições e definir a quilometragem ideal, de acordo com as necessidades e hábitos de condução de cada um.

Os contratos de renting têm uma duração de dois a cinco anos e que, caso ocorram imprevistos antes do fim dos mesmos, devendo a empresa de renting, entidade normalmente flexível nestas situações e por razões justificadas, ser informada, para que possa atuar em conformidade. Saiba mais sobre o renting AQUI

Qual escolher?

Cada caso é um caso. Ao escolher a melhor forma de financiar o seu carro, é importante considerar outros fatores além do tipo de financiamento. A quilometragem anual percorrida, a necessidade de serviços de manutenção e reparação, a entrada inicial e a duração do contrato são todos fatores importantes a serem considerados. O melhor é munir-se de toda a informação e de várias opções, aproveitando os simuladores para entender melhor quanto vai pagar no final de cada mês e no final dos contratos. Assim, as principais dicas assentam na informação. Informação é poder e neste caso permite-lhe fazer decisões mais bem estruturadas e não ser surpreendido. Peça simulações aos bancos, a instituições de crédito e até no stand onde pretende comprar o carro (normalmente servem de mediadores para instituições de crédito).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)