5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

Não quer comprar carro elétrico? Renting já é solução para muitos condutores

By on 14 Março, 2024

O mercado automóvel mudou muito nos últimos anos e as soluções para os condutores são agora mais diversificados. No caso do mercado dos elétricos, estas novas soluções dão mais flexibilidade na hora de optar por um BEV, fazendo face à volatilidade do mercado.

Segundo um trabalho da Automotive News Europe, o renting tem sido uma tendência crescente na Europa, onde os consumidores estão a mudar da propriedade tradicional do automóvel para o aluguer de longa duração, particularmente para veículos elétricos (VEs). O braço financeiro e de serviços de mobilidade da Renault, a Mobilize, juntamente com outros grandes intervenientes como a Free2Move da Stellantis, a Ayvens e a LeasePlan, estão a capitalizar esta mudança, expandindo as suas carteiras e procurando aumentar a sua base de clientes privados.

Não sabe o que é o renting? Neste texto fica a saber tudo sobre Renting, leasing e ALD.

A procura por maior flexibilidade, menos responsabilidade e proteção contra a volatilidade dos preços dos veículos elétricos está a levar muitos condutores a optarem pelo aluguer de longa duração, visto como uma solução para mitigar os riscos associados às flutuações dos preços dos VEs. Simplificando, para quem quer um elétrico, mas não quer investir num produto que pode ter uma desvalorização acima do previsto inicialmente, o renting pode ser uma boa via. As empresas financeiras assumem o risco dos valores residuais, no entanto, o declínio dos valores residuais dos veículos elétricos coloca desafios, afetando particularmente empresas como a Ayvens e a Hertz, que tiveram de gerir perdas.

De forma a minimizar os riscos, outras estratégias estão a ser implementadas como a transferência do risco residual para os fabricantes de automóveis, a reciclagem de automóveis de volta ao mercado de aluguer e a promoção de opções de aluguer em segunda mão. A Mobilize, através do seu braço de subscrição Bipi, e a Ayvens estão ambas a experimentar o leasing em segunda mão para satisfazer a procura crescente de flexibilidade e de pagamentos mais baixos por parte dos clientes mais jovens.

A forma como vemos a posse do carro vai forçosamente mudar. Com um Renting, acaba por deixar de parte algumas das obrigações e complicações que vêm com a posse de um carro. As previsões indicam uma mudança para a “utilização” em vez da propriedade, ou seja, as pessoas querem um carro de forma simples e flexível e não fazem questão de terem a propriedade do veículo. Espera-se que esta transição alivie a volatilidade dos preços dos VE usados à medida que mais automóveis elétricos entram no mercado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)