Porque está a crescer o chamado de ‘renting de segunda mão’?
Não quer comprar carro elétrico? Renting já é solução para muitos condutores

Renting: O que precisa saber sobre esta modalidade de aluguer

By on 28 Fevereiro, 2024

O Renting passou a fazer parte do léxico dos condutores. Mas ainda há muitas pessoas que não conhecem esta modalidade de aluguer, ou têm dúvidas sobre alguns pontos que podem afastá-los de uma solução que pode ser até vantajosa, dependendo dos casos. Vamos tentar explicar de forma simplificada o que é o renting e tentar responder a algumas dúvidas que possam surgir aos possíveis interessados.

O que é o renting?

O renting, ou aluguer operacional de veículos de longa duração, permite ao condutor escolher um veículo e um pacote de serviços, alugando esse carro por um determinado período (normalmente de 12 a 48 meses). Todos os meses paga uma taxa fixa que incluí todos os encargos relacionados com o carro (manutenção, seguro automóvel e garantia financeira, assistência em viagem, pneus, veículo de substituição, IUC, inspeções periódicas obrigatórias, entre outras). Em resumo, em troca de uma renda fixa por mês (decidida segundo vários parâmetros como o tipo de veículo, utilização prevista, etc) tem um carro pronto para andar sem mais preocupações ou problemas. No final do contrato, ou prolonga, ou faz outro com outro veículo, ou compra o veículo.

O renting é uma boa opção para quem precisa de um carro por um período de tempo limitado, mas não quer ter que comprar um carro novo. O cliente pode mudar de carro a cada poucos anos, sem ter que se preocupar com a venda do carro antigo. O renting também é uma boa opção para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo.

No entanto, o renting também tem algumas desvantagens. A mensalidade do renting é geralmente mais alta do que uma prestação de um crédito automóvel. Além disso, o cliente não é proprietário do carro, pelo que não pode fazer alterações no carro sem a autorização da empresa de renting.

Será que perde dinheiro com o renting?

Isso vai depender sempre do tipo de renting que escolher. No entanto deve ter em conta o seguinte.

Quando compra um carro, este perder parte significativa do seu valor inicial assim que sai do stand, pelo que se pretender vendê-lo mais tarde – por exemplo, nesse mesmo dia – o mesmo já não valerá o que se pagou por ele. Ao optar por uma viatura em Renting não terá esse problema e outros associados, pois os custos associados às intervenções mecânicas, à manutenção, ao desgaste de determinados componentes do veículo, aos impostos (nomeadamente o IVA nos clientes empresariais), entre outros, estão incluídos na renda mensal.

Em troca do pagamento dessa renda mensal fixa, a empresa de renting assume todos esses custos da manutenção, bem como os seguros contra todos os riscos e até a troca de pneus da viatura. Findo o contrato, o cliente pode decidir entre devolver a viatura ou assinar um novo contrato para esse mesmo veículos ou optar por outro modelo. Ou seja, tem a garantia que terá sempre um carro e que qualquer problema está incluído no valor que paga ao fim do mês, sem pensar em desvalorizações ou garantias . Claro que não se pode dizer taxativamente que vai poupar muito dinheiro, mas se está interessado nesta modalidade, faz todo o sentido fazer as contas do que vai gastar anualmente com um carro seu, e com um carro em rentig.

Vai pagar taxas adicionais no início do contrato de no final?

A aquisição em renting prevê, apenas e só, uma renda mensal fixa, sem entrada inicial. E também não há pagamentos extras no final do contrato. Há, no entanto, que ter em conta certas condições que são especificadas no contrato, como a quilometragem: se no final do contrato houver um excesso de quilómetros face ao contratado será cobrado um valor adicional, calculado com base na quilometragem contratada e de acordo com o proporcional adicional; por outro lado, o cliente tiver feito menos quilómetros do que os estipulados, aquando da devolução da viatura, empresas como a Renting Finders Portugal fará os cálculos inversos, reembolsando-o com base na quilometragem acordada. Há, assim, que ler todas as condições e definir a quilometragem ideal, de acordo com as necessidades e hábitos de condução de cada um.

Renting existe apenas para empresas?

Ainda que aquando do seu surgimento este serviço estivesse mais orientado exclusivamente para empresas e ENIs, que procuravam adquirir a suas frotas de veículos

para desempenhar a atividade profissional, hoje o renting também se destina a clientes particulares, oferecendo-lhes múltiplas vantagens em termos de acessibilidade, nomeadamente aos jovens encartados, às famílias e a condutores de qualquer idade. O renting é, de facto, muito acessível para as pequenas e médias empresas (PMEs), mas também para empresários em nome individual (ENIs) e particulares, numa opção de mobilidade personalizada e que se adapta às necessidades de cada caso. Realce-se o facto de que quando PMEs e ENIs optam por fazer contratos de renting para viaturas elétricas poderão deduzir o IVA a pagar. Cada contrato dependerá de alguns fatores de interesse: utilização do carro, atividade profissional, viabilidade financeira do pagamento mensal, entre outros.

E pode-se suspender o contrato?

Sim. Os contratos de renting têm uma duração de dois a cinco anos e que, caso ocorram imprevistos antes do fim dos mesmos, devendo a empresa de renting, entidade normalmente flexível nestas situações e por razões justificadas, ser informada, para que possa atuar em conformidade.

A decisão poderá, eventualmente, resultar em penalizações nos custos de gestão, de fábrica e de registo, procedimentos que estarão claramente especificados no contrato, pelo que não hajam quaisquer surpresas.

O renting é complicado?

O conceito está afastado da realidade típica do consumidor médio, em que o sentimento de pertença faz parte da filosofia de compra. Além disso, há sempre contas a fazer para entender se o renting é uma solução indicada para si, ou não. Mas contas fazemos todos os dias. Quanto ao processo em si, cada vez está mais facilitado. Há cada vez mais soluções para tratar do seu renting de forma fácil e cómoda.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)