Porsche Panamera E-Hybrid: Novos modos de condução e Suspensão Ativa
Nova geração do Porsche Panamera conta com conceito de interior estreado no Taycan

Novo Porsche Panamera: mais digital, luxuoso e eficiente

By on 24 Novembro, 2023

O novo Porsche Panamera é agora mais digital, luxuoso e eficiente. Tem uma suspensão Porsche Active Ride garante maior conforto e dinâmica, a e-Performance foi melhorada, o carro tem mais potência e autonomia. O novo design exterior surge com a largura mais destacada. A Porsche Driver Experience é o novo conceito de controlo e cockpit digital.

A Porsche revitalizou o Panamera: a terceira geração da berlina desportiva de luxo caracteriza-se agora por uma digitalização mais vasta, um design moderno e expressivo e uma maior amplitude entre performance dinâmica e conforto durante a condução.

As motorizações E-Hybrid são mais potentes e um novo sistema de suspensão sublinham a pretensão de oferecer a berlina mais dinâmica do segmento.

O Porsche Panamera entra na sua terceira geração. A berlina de luxo do construtor de automóveis desportivos reforça o seu carácter desportivo com motorizações ainda mais potentes. O perfil é enriquecido por um conceito de funcionamento modernizado com tecnologia inovadora.

De destacar o novo sistema de suspensão Porsche Active Ride, que combina um nível de conforto significativamente mais ele-vado com as características de condução desportiva típicas da Porsche. A integração do ecossistema digital do utilizador no Porsche Communication Management (PCM) oferece novas formas de interagir com o automóvel.

O design técnico, mas elegante e dinâmico do novo Panamera confere às proporções estilizadas do modelo uma atualização moderna. Uma vasta gama de sistemas de assistência à condução e um interior redesenhado e centrado no condutor, melhoram a experiência de condução.

Experiência superior com sistemas de suspensão de última geração

O novo Panamera está equipado de série com uma suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management (PASM). A tecnologia de duas válvulas separa as fases de recuperação e compressão do controlo do amortecedor, o que permite oferecer uma diferenciação mais ampla entre conforto e carácter desportivo: o sistema amortece os impactos causados pelas irregularidades da estrada e, ao mesmo tempo, assegura uma maior estabilidade da carroçaria em situações de condução dinâmica. O comportamento do automóvel pode ser ainda melhorado através das rodas traseiras direcionais, disponível como opcional.

Para além disso, o inovador sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride está disponível como opcional para os modelos E-Hybrid do novo Panamera. Este sistema supera os outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros relevantes e oferece uma diferenciação entre conforto e dinâmica de condução sem precedentes. Os novos amortecedores ativos são a base que possibilita isto – também com tecnologia de duas válvulas – cada um ligado a uma bomba hidráulica elétrica. Esta gera um fluxo de volume no amortecedor de acordo com a necessidade e pode, desta forma, criar forças entre a carroçaria e as jantes de uma forma extremamente rápida, precisa e direcionada, que contrariam e compensam quase por completo as forças resultantes das saliências da estrada. Esta tecnologia é complementada por um sistema de suspensão pneumática de câmara única que permite poupar peso.

O chassis mantém a carroçaria do Panamera sempre plana, mesmo durante as travagens, condução e acelerações mais dinâmicas. Com uma condução suave, o sistema absorve os solavancos quase na totalidade. Em situações de condução dinâmica, o sistema de suspensão Porsche Active Ride assegura uma ligação perfeita à estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas jantes.

Se o modo correspondente for ativado, a suspensão pode sobrecompensar as tendências de oscilação e rolamento para reduzir as forças durante aceleração que atuam sobre os ocupantes. Nesta configuração, o novo Panamera inclina-se para as curvas como uma mota. A secção dianteira afunda quando está a acelerar e, durante as desacelerações, afunda a traseira. Quando parado, o sistema de suspensão Porsche Active Ride eleva a carroçaria para uma altura de entrada ou saída do passageiro mais confortável.

Mais E-Performance e motores totalmente renovados

A Porsche oferece um total de quatro variantes E-Hybrid para o novo Panamera, em resposta à elevada procura por este tipo de motorização. Todas as variantes E-Hybrid beneficiam de uma maior performance, autonomia e eficiência. O Panamera Turbo E-Hybrid está pronto para o lançamento no mercado. O “coração” da sua motorização é um motor V8 turbo de quatro litros profundamente revisto. A potência do recém desenvolvido motor elétrico é de 140 kW (190 CV). Em conjunto, debitam uma potência combinada de 500 kW (680 CV). O binário combinado atinge uns impressionantes 930 Nm. A Porsche integra o motor elétrico na caixa de transmissão de dupla embraiagem PDK de oito velocidades, também esta totalmente redesenhada. A união do motor elétrico e da transmissão permite poupar cerca de cinco quilos. A integração da unidade no circuito de óleo da transmissão também otimiza o equilíbrio térmico e permite uma maior potência contínua do motor elétrico.

O Panamera Turbo E-Hybrid atinge os 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 315 km/h. A bateria tem agora 25,9 kWh de capacidade. Isto permite uma autonomia elétrica de até 91 km em ciclo combinado WLTP, ou 83-93 km em ciclo urbano. Um novo carregador de bordo AC com 11 kW reduz o tempo de carregamento em postos com essa capacidade para 2 horas e 39 minutos.

As versões Panamera e Panamera 4 também estarão disponíveis desde o lançamento. As modificações na pressão do turbo, no fluxo de injeção de combustível e na regulação da ignição otimizam a performance do motor V6 biturbo de 2,9 litros. Agora, esta motorização debita 260 kW (353 CV) e 500 Nm de binário – um aumento de 17 kW (23 CV) e 50 Nm em comparação com o seu antecessor. Esta melhoria permite ao Panamera acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos e aumenta a velocidade máxima para 272 km/h. O Panamera 4, com tração integral, demora 4,8 segundos e atinge os 270 km/h.

Luxuoso e desportivo, no interior e no exterior

O novo Panamera mantém as linhas e proporções que caracterizam o modelo. Mede 5.052 mm de comprimento (5.202 mm na versão Executive), tem 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura (1.428 mm na versão Executive). O design renovado confere à berlina desportiva um aspeto ainda mais expressivo e desportivo. Na dianteira, uma entrada de ar adicional, localizada por cima da placa de matrícula, compensa a maior necessidade de ar do sistema de propulsão. A linha das janelas redesenhada reforça o carácter de berlina do desportivo de quatro portas. Os frisos do óculo traseiro estão alinhados com o contorno da carroçaria, o que permite criar linhas harmoniosas na secção traseira do automóvel.

O conceito de cockpit Porsche Driver Experience apresenta o equilíbrio ideal entre elementos de controlo digitais e analógicos, enquanto posiciona todos os elementos necessários à condução no campo de ação do condutor. O seletor de velocidades encontra-se à direita do volante. O seletor de modos de condução, que permite alterar entre Normal, Sport e Sport Plus, e o controlo dos assistentes à condução estão diretamente acessíveis ao condutor. Desta forma, o mesmo não necessita de desviar os olhos da estrada para selecionar o modo de condução ou os assistentes à condução.

Um ecrã de passageiro, disponível como opcional, integra-o na experiência de condução. O ecrã com 10,9 polegadas apresenta dados de performance do veículo, caso assim o deseje. Permite também operar o sistema de infotainment e suporta o streaming de vídeo enquanto o veículo se encontra em movimento. Para evitar distrações ao condutor, as informações transmitidas no ecrã do passageiro não são visíveis através do banco do condutor.

Panamera Turbo E-Hybrid mais diferenciado

As variantes de modelo com a designação Turbo passam a ter uma posição especial na Porsche, como porta-estandartes da performance. A Porsche reforçou esta posição com o Panamera Turbo E-Hybrid. No exterior, caracteriza-se por um para-choques traseiro distinto com difusor pintado e para-choques dianteiro único na cor da carroçaria. Apresenta ainda saídas de escape cromadas em Bronze Escuro e jantes com aperto central, disponíveis como opcional.

A cor Turbonite, exclusiva dos Turbo, é utilizada como cor de contraste nos frisos das janelas e no logótipo Turbo na bagageira, bem como no Escudo Porsche no capot, jantes e volante. No interior, a cor Turbonite é combinada com elementos em carbono para criar um ambiente desportivo. Pode ser encontrado, por exemplo, no conta-rota-ções central do painel de instrumentos e como cor dos comandos na consola central.

Experiência digital e novos sistemas de assistência

O novo Panamera tornar-se-á parte integrante do ecossistema digital do condutor. Para efetuar o login com o seu Porsche ID pessoal, tudo o que os clientes necessitam de fazer é digitalizar um código QR apresentado no PCM com o seu smartphone. A conectividade através de Apple CarPlay e Android Auto permitem a ligação dos dados do smartphone e do veículo para uma melhor utilização. A integração das funções do veículo da App My Porsche para o Apple CarPlay permite uma operação otimizada das funções digitais e cria uma visão geral mais clara. Funções como o ar condicionado, a função de massagem nos bancos e a iluminação ambiente podem ser controladas diretamente através de Apple CarPlay ou com o assistente de voz Sir.

A Porsche também equipa o Panamera com faróis em LED Matrix de série. Os faróis em LED HD-Matrix de alta resolução, com mais de 32.000 pixéis por farol, estão disponíveis como opcional. Oferece características de iluminação completamente novas como a iluminação da faixa de rodagem. O alcance da iluminação é de até 600 metros. A Porsche atualizou de forma significativa a gama de sistemas de assistência à condução no novo Panamera. O assistente de velocidade ativo, disponível de série, interage agora com o reconhecimento de sinais de trânsito. Se o sistema estiver ativo, o Panamera não ultrapassa o limite de velocidade da estrada em questão. O Porsche InnoDrive, com cruise control adaptativo, inclui orientação ativa na faixa de rodagem e assistência em cruzamentos. O assistente de desvio também passa a fazer parte da gama de funções. Outra novidade acontece durante manobras de estacionamento. Com o estacionamento automático, o condutor já não necessita de estar no veículo, embora continue responsável pela manobra. O processo de estacionamento pode ser monitorizado a partir de um smartphone com a nova função Remote ParkAssist.

O preço começa nos 134.341 euros

O novo Porsche Panamera já está disponível para encomenda. A berlina desportiva de luxo oferece um equipamento de série mais reforçado em comparação com o antecessor, ao incluir suspensão pneumática de duas válvulas e duas câmaras, faróis em LED Matrix, Park Assist, seletor de modos de condução no volante, compartimento para smartphone refrigerado com função de carregamento por indução, bem como um filtro de poeiras finas melhorado com função de recirculação automática do ar apoiada por GPS. Em Portugal, o novo Porsche Panamera começa nos 134.341 euros (Panamera 4 começa nos 141.118 euros). Já o Panamera Turbo E-Hybrid começa nos 206.824 euros. As entregas na Europa têm início previsto em março de 2024.

A Porsche produz o novo Panamera na fábrica de Leipzig. O local de produção na Saxónia está intimamente ligado ao Panamera: de 2009 a 2016, foi o local de montagem da primeira geração da berlina desportiva de quatro portas. Em 2016, a produção completa foi transferida para Leipzig com a introdução da segunda geração. Nos últimos meses foram feitas modificações na fábrica para acomodar a produção da terceira geração do Panamera.

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