Fundador da NIO percorre 1044 km utilizando 97% da energia da bateria de um NIO ET7
NIO pretende lançar marca dedicada exclusivamente à Europa com veículos com preço até 25 mil euros

Nio ET5, o novo carro elétrico chinês que promete até 1000 km de autonomia

By on 20 Dezembro, 2021

O Nio ET5 é a grande aposta da marca chinesa para fazer frente ao Tesla Model 3.

A Nio apresentou o ET5, o seu novo modelo 100% elétrico que tem a mira apontada aos modelos da Tesla. Com dimensões semelhantes às do Model 3, este é o sexto modelo lançado pelo fabricante chinês e promete ser um concorrente à altura. Começando pelas especificações, o Nio ET5 vai ser comercializado, numa primeira fase, com uma versão de tração integral graças à inclusão de dois motores elétricos, um por eixo. Em conjunto, debitam uma potência combinada de 483 cv e 700 Nm de binário. Os clientes vão poder escolher entre três níveis de bateria – 75, 100 ou 150 kWh de capacidade – com a autonomia a variar entre os 550, 700 ou 1000 km, respetivamente.

Ao nível do design, o ET5 é quase como um “mini” ET7, a berlina elétrica de maiores dimensões da marca chinesa. Com um visual simples e bem conseguido, o ET5 foi pensado para oferecer a melhor aerodinâmica possível para potenciar ainda mais a propulsão elétrica. Como pode ver na galeria, no tejadilho surgem uma espécie de cápsulas, compartimentos esses que servem para alojar os elementos necessários para fornecer a condução semiautónoma de nível 2+. Falamos de coisas como câmaras de alta resolução, sensores, LiDAR, radares, entre outros.

No habitáculo o Nio ET5 segue uma filosofia minimalista, tal como a Tesla, ao surgir com um ecrã central vertical de 12,8 polegadas que é acompanhado por um painel de instrumentos de 10,5 polegadas. Um dos destaques tecnológicos do elétrico chinês e a inclusão de um sistema denominado PanoCinema. Em conjunto com óculos de realidade aumentada, o ET5 projeta uma imagem com 6 metros de profundidade e 201 polegadas. Por fim, o Nio ET5 vai chegar ao mercado em setembro de 2022. Na Europa, o novo modelo chegará à Noruega, um dos mercados em que a Nio já opera, mas também a Alemanha, Suécia, Holanda e Dinamarca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)