A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

Aston Martin surpreende com Cygnet V8 de 430 cv

By on 12 Julho, 2018

A divisão de personalização da Aston Martin (denominada “Q”) revelou um Cygnet extremo que participará no Goodwood Festival of Speed. O pequeno hatchback conta com componentes mecânicos da antiga geração Vantage S, incluindo o potente V8 atmosférico de 4.7 litros capaz de debitar 430 cv de potência.

O chassis é baseado no do Toyota iQ e foi significativamente modificado para acomodar uma caixa automática Sportshift II de sete velocidades e um veio de transmissão que confere tracção ao eixo traseiro. Ambos os components foram retirados do antigo Vantage. O interior é caracterizado por uma roll cage, bancos desportivos Recaro e por um tablier em fibra de carbono. O peso total deste Cygnet radical é de 1.375 kg, o que significa um rácio potência-peso superior ao da geração Vantage S que antecedeu a actual.

A nível das prestações, a Aston Martin anuncia uma velocidade máxima de 274 km/h e um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4,2 segundos. Como referência, o Cygnet base, equipado com um bloco de 1.3 litros e descontinuado há cerca de 5 anos, não ultrapassava os 170 km/h.

A capacidade de travagem foi melhorada, os travões dianteiros são compostos por discos de 380 mm e pinças de seis pistons, enquanto os traseiros incluem discos de 330 mm e pinças de quatro pistons. A suspensão apresenta uma configuração de duplo triângulo independente. O modelo assenta em jantes de 19 polegadas instaladas em eixos alargados, o que levou à adição de guarda-lamas protuberantes em fibra de carbono especificamente desenvolvidos para o microdesportivo.

De acordo com David King, vice presidente da Aston Martin, o modelo, que anuncia uma distribuição de peso 50:50, representa o “lado divertido” da marca e é um exemplo da capacidade de engenharia do construtor, pois “instalar o V8 do Vantage numa estrutura tão compacta de forma tão harmoniosa não é um feito menor.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)