A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

Aston Martin Vantage: O mais potente de sempre

By on 12 Fevereiro, 2024

A Aston Martin apresentou ao mundo o seu novo Vantage. Concebido para proporcionar um prazer de condução sem paralelo, este novo Vantage personifica a essência do desempenho puro, combinando o charme intemporal da Aston Martin com a engenharia contemporânea.

Com um foco renovado na dinâmica de condução, o novo Vantage destaca-se no mercado atual de automóveis desportivos, querendo satisfazer os condutores que buscam potência, agilidade e a clássica configuração de motor dianteiro e tração traseira.

Remontando às suas origens na década de 1950, o nome Vantage evoluiu para um símbolo de estilo, desempenho e carácter. As recentes conquistas da Aston Martin na Fórmula 1 e nas corridas de GT sublinham o compromisso da marca para com a excelência e a condução de alto desempenho.

Segue-se ao sucesso de modelos recentes da Aston Martin, como o DB12 Coupe e o Volante, solidificando ainda mais a presença da marca no segmento dos automóveis desportivos de ultra-luxo.

O coração ainda mais forte

O novo Vantage possui o motor mais potente da sua história, com um V8 4.0 Twin-Turbo (construído, segundo a tradição, pelas mãos de homens e mulheres), com uma potência de 665 CV e 800 Nm de binário – o que representa um aumento de 30% na potência e de 15% no binário em comparação com o seu antecessor. Os ganhos foram conseguidos graças a uma afinação meticulosa, modificando os perfis da árvore de cames, otimizando as taxas de compressão e melhorando os sistemas de arrefecimento.

Emparelhado com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, a velocidade máxima está nos 325km/h com apenas 3,4 segundos para ir dos 0-aos 100km/h. A transmissão apresenta uma relação de transmissão final mais curta e mudanças calibradas para maximizar a resposta e o prazer de condução nos modos dinâmicos do Vantage.

Performance melhorada

Um novo sistema de Controlo de Arranque assegura uma aceleração perfeita no arranque, integrando-se na perfeição com os sistemas de potência e estabilidade para otimizar a patinagem das rodas e a gestão do binário. Além disso, o sistema de Controlo de Tração Ajustável permite ao condutor afinar as preferências de patinagem das rodas durante o arranque, melhorando o controlo e a performance.

Para gerir a maior carga térmica do motor melhorado, o Vantage foi objeto de uma reformulação completa do seu sistema de arrefecimento. Foram acrescentados radiadores e refrigeradores adicionais para manter estáveis as temperaturas do ar de admissão, enquanto as atualizações do sistema de óleo e o aumento do fluxo de ar otimizam ainda mais o desempenho e a fiabilidade do motor.

Controlo refinado

A estrutura de alumínio ligado altamente evoluída, a distribuição perfeita do peso 50:50 e a suspensão de última geração constituem a base para uma experiência de condução definitiva. A resposta da direção e a aderência do deixo dianteiro foram ainda melhoradas pelos pneus Michelin Pilot Sport S 5 com código “AML”, fabricados especificamente para o Vantage. Com medidas 275/35 R21 (103Y) à frente e 325/30 R21 (108Y) atrás, apresentam um composto feito à medida e foram afinados pela equipa de dinâmica da Aston Martin para se adaptarem à resposta super-rápida, aos elevados níveis de aderência e às características de travagem progressiva esperadas do modelo mais orientado para o condutor da gama Aston Martin. Com jantes de 21 polegadas, o Vantage está também equipado de série com discos dianteiros de 400 mm em ferro fundido e discos traseiros de 360 mm com faces perfuradas para uma melhor gestão do calor e resistência.

A produção do Vantage deverá ter início no primeiro trimestre de 2024, estando as primeiras entregas previstas para o segundo trimestre de 2024. O segundo modelo da próxima geração de automóveis desportivos da Aston Martin, o novo Vantage estabelece um novo padrão de pureza de condução, para condutores que apreciam o desafio que um automóvel desportivo rápido representa. Aston Martin Vantage, concebido para verdadeiros condutores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)