Tesla Model S Plaid vs Drone com câmara mais rápido do mundo vs F1: Quem vence?
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA

By on 5 Março, 2024

A Aston Martin apresentou o seu Vantage mais direcionado para o condutor de sempre como Safety Car Oficial da FIA da Fórmula 1 em 2024.

O novo Vantage irá liderar o pelotão no Grande Prémio da Arábia Saudita, apresentando o seu potente motor 4.0 Twin-Turbo V8 e uma aerodinâmica melhorada. Com uma aerodinâmica modificada e sistemas interiores avançados, incluindo bancos Pole Position e uma consola central personalizada, o Vantage Safety Car está preparado para responder de forma rápida e segura na pista. Roberto Fedeli, Diretor de Tecnologia do Grupo Aston Martin, salienta as capacidades de desempenho do automóvel e a sua perfeita integração no ambiente da Fórmula 1®.

O novo Vantage passou por um rigoroso processo para se tornar um Safety Car. Para proporcionar o máximo de ataque na pista de corrida, este automóvel único possui uma aerodinâmica adicional e modificada no fundo, com um splitter dianteiro alargado e perfilado. Para uma força descendente adicional, foi especificamente instalada uma nova asa traseira numa posição personalizada com um Gurney afinado. A barra de luzes FIA também recebeu um novo perfil aerodinâmico, uma vez que cada milésimo de segundo de desempenho é vital enquanto se lidera o grupo de carros de F1 com pneus de arrefecimento rápido.

No interior, uma consola central personalizada está equipada com interruptores para operar os sistemas da FIA, juntamente com ecrãs que mostram os tempos das voltas ao vivo, o posicionamento em pista de todos os carros e uma câmara de visão traseira. Embora funcional, o Safety Car continua a ser um Aston Martin, pelo que o interior foi acabado com um acabamento exclusivo Lime Essence, numa alusão às cores de corrida da marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)