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Tesla Model 3 foi dissecado e foram descobertas coisas interessantes

By on 23 Outubro, 2018

A Munro & Associates gastou 6 mil horas dentro de um armazém para desmantelar um Model 3 e tentar descobrir o bom e o mau do modelo que, diz-se, poderá ser a salvação da Tesla.

Segundo declarações de Sandy Munro, o fundador da empresa, o Model 3 custa mais dois mil dólares a produzir que um BMW i3, mais o valor acrescentado que significa construir o carro na Gigafactory, dados avançados pela Bloomberg.

Segundo Munro, “se o carro fosse fabricado noutro lado qualquer e Elon Musk não fizesse parte do processo de produção, fariam muito dinheiro com o carro. Enfim, eles aprenderam que os velhos erros feitos por outros feitos no passado.”

Seja como for, a tecnologia da Tesla deve ser admirada, mas a Munro & Associates enviou, sem custos, uma lista de 227 sugestões para melhorar o carro. Uma das falhas encontradas foi no chassis em alumínio e aço d fundo do carro que deveria incrementar a segurança. Porém, segundo a análise feita pela Munro após o desmantelar do Model 3, se já lá está a bateria que adiciona rigidez, o chassis do carro e mais pesado e mais caro de produzir sem necessidade, pois não oferece benefícios. Outra falha está na tampa da bagageira que é feita com várias peças de alumínio soldadas e rebitadas, quando o carro poderia ter uma tampa da mala de uma só peça feita em fibra de vidro reforçada, algo que até os construtores mais importantes utilizam hoje em dia. Seria mais barato e muito mais leve.

Mais uma situação: a cava das rodas do Model 3 é feita com nove peças que são rebitadas, soldadas e vedadas. O Chevrolet Bolt, por exemplo, tem uma única peça em metal estampado.

Enfim, como refere o relatório da Munro & Associates, o maior problema do Tesla Model 3 está na carroçaria. O carro utilizado para este trabalho é uma unidade com o preço de 50 mil dólares que, segundo os especialistas da empresa que fez a desmontagem, custa 30 mil dólares a produzir. Um valor muito interessante para um carro que consegue andar mais depressa e ir mais longe que os rivais graças a uma bateria e um motor elétrico avançado que custa 754 dólares por carro contra os 836 dólares do Chevrolet Bolt.

Sobre isto, Sandro Munro refere que “o motor elétrico é a pedra de toque. Todos deveriam colocar os olhos na Tesla” acrescentando que o design das baterias é de génio e deve durar durante muitos anos. Quanto ao motor, Sandro Munro desejaria ver a patente do motor elétrico para perceber como é que é tão bom.

Outra parte onde o Tesla Model 3 se destaca é no “software” e na eletrónica, melhores do que os encontrados em muitos outros construtores. Neste particular, a Tesla conseguiu diminuir a cablagem, ao concentrar muito da eletrónica em pequenas placas de circuitos integrados. A típica vantagem de uma empresa de Silicon Valey.

Enfim, a Munro & Associates, depois de gastar 6 mil horas a desmontar o Tesla Model 3 e analisar ponto por ponto o carro, elogia de forma clara a bateria, o motor e a eletrónica embarcada no modelo, deixando críticas à forma como a Tesla faz o chassis e muitas partes da carroçaria, revelando a clara falta de experiência de um construtor que não tem o traquejo de um grande construtor como a Ford ou a Volkswagen.

Clique aqui, veja o vídeo e verifique como é que foi feita esta desmontagem e se chegou a estas conclusões.

 

 

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