Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla é a marca mais valiosa do mundo: passou a Mercedes-Benz e a Toyota

By on 3 Maio, 2023

O Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa no 1º trimestre de 2023, com 71.683, mais 11.481 que o Dacia Sandero e mais 16.723 do que o Volkswagen T-Roc. Números absolutamente incríveis para uma marca que no passado recente ainda era desdenhada, desacreditada pela concorrência e por muitos dos seus colaboradores. E continua a sê-lo por muita gente ligada à indústria. No mínimo, deviam-se ter questionado: “o que é que se passa aqui? ” E a verdade é que a marca criada por Elon Musk continua de vento em popa, sendo que, logicamente que estes recentes números são muito afetados positivamente pelas recentes enormes baixas de preço no valor de venda dos carros.

Surpreendentemente, ou talvez não, o Tesla Model Y foi o automóvel novo de passageiros mais registado em março e no primeiro trimestre de 2023. Foi a primeira vez que o modelo liderou a classificação acumulada do ano. Há um ano, o Tesla Model Y era 31º no ranking desta mesma lista. Curiosamente, o seu ‘primo’ Model 3, teve uma queda nas vendas de 42% em março e 40% durante o primeiro trimestre de 2023.

Mas de onde vem este sucesso? Inovação, foco na sustentabilidade? Já lá vão 20 anos que em honra de Nikola Tesla foi fundada a empresa, e muita desta valorização advém da percepção geral que a Tesla tem o mais avançado domínio da tecnologia de carros elétricos, o que ligado à expetativa que os carros elétricos se tornem no padrão na indústria em breve, é parte da explicação. Mas não é só. O detalhe disso fica para outra altura…

A Tesla nasceu em 2003, mas só em 2016 se estreou no ranking das 10 marcas automóveis mais valiosas do mundo. Conseguiu em 13 anos o que muitas não conseguiram em décadas de existência. Tudo começou com o desportivo Tesla Roadster, depois vieram os Model S, Model X, Model 3. O Model Y, lançado em 2020, está a ‘bombar’ ao ponto de liderar o top de vendas europeu.

Musk só se juntou à empresa em fevereiro de 2004. Quando em 2016 a Tesla pôs os seus carros com capacidade autónoma de condução, o mundo abriu a boca de espanto.

Para que se perceba melhor como a ‘coisa’ evoluiu, em outubro de 2019, a Tesla ultrapassou a General Motors em valor de mercado.

Neste momento, a Tesla passou à frente da Mercedes-Benz e da Toyota, e tornou-se segundo a ‘Auto 100’ da Brand Finance, a marca automóvel mais valiosa do mundo em 2023 (66,2 mil milhões de dólares). Esta revelação resulta da última edição do Auto 100, que fez o seu estudo anual exaustivo sobre as marcas de automóveis mais valiosas e mais fortes. A Brand Finance é uma consultora líder na avaliação de marcas.

O valor da Tesla aumentou 44%. Pela primeira vez, uma marca que não fabrica motores de combustão interna lidera. Segundo mesmo estudo o valor da Mercedes-Benz desceu 3% para 58,8 mil milhões de dólares, e a segunda classificada do ano passado, a Toyota viu o seu valor de marca descer 18% para 52,5 mil milhões de dólares.

Este crescimento do valor da marca mostra claramente que os consumidores estão a reconhecer e a valorizar mais a marca, e é fácil perceber o efeito ‘bola de neve’ que isso pode representar. Não há forma de dourar a pílula: é um feito notável da Tesla. Agora vamos ver como a concorrência reage. Nunca se esqueça, quem ganha com isso é o consumidor…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)