Dez conselhos para evitar um golpe de calor ao volante
Maserati MCXtrema de 730CV: As 62 unidades começam a ser entregues no verão

Quer evitar problemas com o calor? Siga estes conselhos

By on 3 Junho, 2024

O verão está à porta e o termómetro começa a dar sinais disso. As temperaturas vão subindo e chega aquela altura do ano em que devemos ter cuidado com o calor.

As temperaturas extremas são prejudiciais para veículos, e com a aproximação do verão em Portugal, há riscos aumentados de danos nos automóveis. A carVertical, uma empresa de dados automóvel, oferece conselhos práticos para evitar o sobreaquecimento dos carros e mantê-los em bom estado durante o verão.

Estacionar à sombra e para-sóis

Para proteger o carro do calor, estacione à sombra ou numa garagem. O sol danifica interiores de couro, pintura e peças plásticas. Recomenda-se estacionar com a traseira voltada para o sol para evitar bancos de couro quentes e desconfortáveis. Isso ajuda a prolongar a vida útil do veículo e torna a experiência de entrar no carro mais agradável. Claro que nem sempre é possível encontrar um lugar que lhe permita usar esta dica. Mas se encontrar, pode conseguir poupar a longo prazo. Os para-sóis refletem a luz solar, ajudando a manter o carro mais fresco. Se precisar estacionar em espaços abertos no verão, os para-sóis podem reduzir a temperatura interna do veículo em até 25%.

Janelas um pouco abertas

Abrir um pouco as janelas do carro ajuda a manter o interior mais fresco, mesmo sob luz solar direta. O ar quente se dissipa pelas janelas abertas. Mais ainda, uma leve brisa pode manter o interior do veículo significativamente mais agradável do que com as janelas completamente fechadas. Tenha sempre em conta onde estaciona o carro para usar esta dica.

Manutenção do Ar Condicionado

Antes do verão, é crucial verificar o sistema de ar condicionado do carro. Filtros de ar sujos, termóstatos defeituosos ou ventiladores obstruídos podem tornar a viagem desconfortável. Assegure-se de que o ar condicionado funciona corretamente e resolva problemas antecipadamente para evitar longas filas na oficina durante o verão.

Controlar pressão dos pneus

No calor, a pressão dos pneus aumenta, podendo causar rebentamentos. A cada 10 °C de diferença, a pressão sobe 0,1 bar. Verifique regularmente a pressão dos pneus e siga as recomendações do fabricante para evitar desgaste prematuro e manter a segurança na estrada. O aumento da pressão pode levar a desgaste desigual, diminuindo a aderência, especialmente em condições de chuva.

Verificar o nível dos fluidos do carro

É importante verificar o nível do líquido de refrigeração, especialmente no calor, pois a maioria dos motores funciona entre 90 °C e 105 °C. Se o nível estiver baixo, o motor pode sobreaquecer rapidamente. Inspecione as mangueiras para detetar fissuras e reabasteça o líquido de refrigeração conforme necessário para evitar problemas no motor.

O calor reduz a viscosidade do óleo do motor, aumentando a fricção e o consumo de combustível. É crucial mudar o óleo regularmente e verificar os níveis dos outros líquidos do carro, como os dos travões, transmissão e direção, durante o verão.

Além disso, o calor extremo pode prejudicar a bateria do carro, causando evaporação dos eletrólitos, corrosão e sulfatação. As baterias em climas quentes têm uma vida útil mais curta. Portanto, é importante realizar a manutenção da bateria regularmente para evitar falhas inesperadas.

Arrefecer o carro antes de iniciar a condução

Antes de conduzir, arrefeça o carro abrindo todas as portas e ligando o ar condicionado para evitar desconforto e riscos como tonturas e náuseas. Após iniciar a viagem, mantenha as janelas abertas por alguns minutos para expulsar o ar quente e feche-as quando o ar condicionado começar a soprar frio. Com um pouco de planeamento e manutenção regular, é possível manter o carro em boas condições durante o verão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)