Recirculação do ar: O truque que o pode ajudar a poupar
Filtro de Partículas: Que cuidados deve ter na manutenção?

Não trocar o gás do ar condicionado pode dar despesas indesejáveis

By on 24 Abril, 2024

O “segredo” para evitar faturas onerosas no mecânico é ter cuidado com a manutenção do carro. É a melhor forma de prevenir dores de cabeça e orçamentos inflacionados. E há algumas trocas que passam mais despercebidas, mas que devem ser acauteladas. O gás do ar condicionado é uma dessas trocas.

Estamos numa altura que o uso do AC pode ser reduzido por parte de alguns condutores. Mas mesmo nestes dias, é pertinente ligar ocasionalmente o sistema para impedir as tubagens e compressor fiquem ressequidos. Além disso, deve ponderar se deve trocar ou não o gás do ar condicionado.

Não é do conhecimento geral que o óleo que lubrifica o compressor do ar condicionado está misturado com o próprio gás do ar condicionado. Este gás, para além de mudar de temperatura quando sujeito a diferentes pressões, tem de lubrificar o compressor. Por isso, os fabricantes recomendam a sua substituição a cada 2-4 anos. Se falarmos do gás R134 um carregamento poderá custar 50-70 euros, mas se esta não for substituída e o compressor avariar, a fatura será de cerca de 450 euros. O investimento vale a pena.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)