Dicas & sugestões: 10 conselhos para condutores eficientes…
Oito importantes conselhos para quem tem animais e vai de férias em breve

Dez conselhos para evitar um golpe de calor ao volante

By on 4 Agosto, 2023

Sabia que nos próximos dias e provavelmente semanas, as temperaturas em Portugal vão ‘apertar’ à ‘séria’, pelo que estes conselhos são como “mel na sopa”.

Para além de se manter hidratado ou estacionar à sombra, a tecnologia pode ajudá-lo nesta situação. Os últimos dados do INE sobre o turismo em Portugal de 2022 e 2023 deixam antever que sejam batidos recordes de estadias e deslocações, acompanhando a tendência dos últimos anos. Recordes serão também as temperaturas previstas para as próximas semanas, e que se prevê se mantenham todo o verão.

Quer circule pela cidade ou se optar por viagens por autoestrada por estes dias, a aplicação de estacionamento EasyPark incentiva os condutores a seguir algumas recomendações para prevenir possíveis problemas como enjoos ou até golpes de calor ao volante:

  1. Hidratação: ter água fresca à mão é muito importante para manter uma hidratação correta. Além do mais, é aconselhável não abusar de bebidas açucaradas e excitantes como o café.
  2. Antecipe-se: conhecer os estacionamentos públicos e privados que existem na zona para a qual se dirige ajuda a encurtar o tempo de deslocação.
  3. Confie na tecnologia: e em aplicações que mostram aos condutores as ruas nas quais é mais simples estacionar, assim previne deambular pela cidade à procura de estacionamento.
  4. Proteger o interior do sol: se não tem a sorte de estacionar à sombra, utilize o tapa-sol para proteger as janelas do sol, especialmente o para-brisas e o volante. Assim, evitará queimar-se quando voltar a pegar no carro.
  5. Arrefeça pouco a pouco: abra as janelas para que o calor acumulado sai do veículo e espere circular alguns minutos antes de ligar o ar condicionado.
  6. Acima dos 22 graus: se tem ar condicionado, o ideal é manter o interior do carro a uma temperatura superior a 22 graus para evitar diferenças extremas de temperatura com o exterior.
  7. Reserve o estacionamento: se não quer renunciar a estacionar à sombra, há como reservar ugar no estacionamento da sua eleição através de páginas online.
  8. Utilize roupa cómoda: que seja folgada e leve. Uma camisa fina que cubra os braços irá aliviar a sensação de calor na pele.
  9. Descanse: a cada duas horas ou perante o menor sinal de cansaço, sonolência ou má disposição.
  10. Nunca dentro do carro: não espere outras pessoas dentro do veículo quando as temperaturas são altas. E claro, não deixe crianças e mascotes dentro do veículo, ainda que seja por curtos espaços de tempo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)