Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

E se pudéssemos experimentar todos os carros, em todos os ambientes, sem sair de casa?

By on 30 Março, 2017

 

Que lhe parece se pudesse experimentar o seu carro de sonho nos mais variados ambientes? Ou o carro que pretendesse comprar? Tudo, sem sair do sofá de casa. Ainda não é possível, mas, no futuro, e com a realidade virtual e aumentada, poderá bem ser.

A Ford está apostada em desenvolver tecnologia nesse sentido com o intuito de vir a proporcionar uma forma mais conveniente de se “experimentar antes de comprar”, conforme revela, em comunicado: “Os consumidores poderão um dia experimentar qualquer carro, em qualquer lugar e durante o tempo que quiserem. (…) Ao permitir que os clientes experimentem diferentes modelos num momento e lugar que lhes sejam convenientes – e por quanto tempo quiserem – a realidade virtual também poderá significar que os clientes têm uma ideia muito mais clara do carro que eles querem antes mesmo de entrar num concessionário. Poderia mesmo permitir que os clientes experimentassem o característico cheiro a carro novo de seu veículo preferido.”

Ford_2017_VR_Experience_Lowres

A marca da oval azul está a explorar o potencial de uma gama de tecnologias de realidade virtual e aumentada, criando hologramas digitais para o mundo real que poderá dentro da próxima década permitir que as pessoas interajam com todos os aspectos dos produtos de acordo com a sua conveniência.

Segundo Jeffrey Nowak, chefe de experiência digital global da Ford Motor Company, este é um mundo muito desafiante: “É realmente uma tela em branco. É fácil imaginar que alguém que queira comprar um SUV poderia experimentar levar aquele carro para um teste de condução sobre dunas do deserto sem sair do conforto de sua casa. Da mesma forma, se estiver no mercado à procura de um carro citadino, poderia estar em casa, descontraído e em pijama, e experimentar o percurso para a escola na hora de ponta, depois de colocar as crianças na cama.”

Para Sheryl Connelly, responsável de tendências e futurismo global da Ford, o dilema no momento de um consumidor se decidir seria simplificado: “Com a internet os consumidores enfrentam uma abundância de escolha, impatando as suas atitudes em relação ao compromisso. Os produtos e serviços estão a adaptar-se para acomodar uma ‘sociedade de experiências’ que dá prioridade à experiência em vez da compra”, com Jeffrey Nowak a acrescentar: “Nós imaginamos que um dia um cliente poderá identificar o modelo em que está interessado, desde a cor, ao revestimento exato do seu interior, e quando e onde gostariam de o simular. Esse cenário poderá ser recriado numa base personalizada”. Toda uma realidade que poderá estar bem mais perto do que imaginamos.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)