Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Vai comprar um carro importado? Cuidado com potenciais problemas

Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

By on 12 Março, 2024

A produção na fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, foi interrompida devido a uma greve dos fornecedores próximos, o que provocou perdas financeiras significativas para a Ford. Calcula-se que a greve custa mais de um milhão de euros por dia.

Segundo a Automotive News Europe, cerca de 500 membros do IG Metall iniciaram a greve, afetando as entregas de componentes cruciais para o único modelo da fábrica, o automóvel compacto Focus. Apesar da esperança de uma resolução rápida, a produção continua parada, sem que a Ford tenha feito comentários sobre as repercussões financeiras.

O encerramento da fábrica no próximo ano resultará na perda de 3.500 postos de trabalho (produção foi deslocalizada para Valência), uma vez que a Ford passará a vender apenas automóveis elétricos a bateria na Europa. Enquanto a Ford chegou a um acordo favorável com os trabalhadores de Saarlouis (1000 empregados poderão manter-se até 2032), os trabalhadores dos fornecedores estão a tentar obter benefícios semelhantes. No entanto, as negociações com o IG Metall ainda não produziram concessões. A Ford está à procura de um investidor para a fábrica, com o interesse inicial de fabricantes de automóveis chineses, mas que posteriormente se retiraram das negociações.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)