Pininfarina Enigma GT: O V6 turbo de 435 CV movido a hidrogénio
B95, o barchetta 100% elétrico da Automobili Pininfarina

Pininfarina GT Battista Edizione Nino Farina: homenagem a uma lenda

By on 12 Julho, 2023

A Automobili Pininfarina criou um novo e espetacular hiper GT inspirado no seu legado familiar e na sua herança de design: o Battista Edizione Nino Farina

A nova edição de design celebra a ilustre carreira nas corridas e o espírito destemido da lenda do desporto automóvel e do primeiro Campeão do Mundo de F1 da história, Nino Farina, sobrinho do ícone do design e fundador da empresa, Battista ‘Pinin’ Farina

O Battista Edizione Nino Farina fará a sua estreia mundial no Festival de Velocidade de Goodwood (13-16 de julho), conduzido pela lenda do automobilismo e antigo Campeão da Rampa de Goodwood, Nick Heidfeld

Limitado a apenas cinco exemplares únicos, o Battista Edizione Nino Farina é a segunda “edição de design” do portefólio Battista, a seguir ao raro e venerado Battista Anniversario.

O Edizione Nino Farina apresenta um design exterior inconfundível, incluindo pintura Rosso Nino com acabamentos contrastantes Bianco Sestriere e Iconica Blu, novas jantes Glorioso Gold e pormenores requintados, incluindo um vistoso grafismo lateral “01” na carroçaria

As características interiores personalizadas incluem um banco do condutor com acabamento em Couro Preto Sustentável, ao lado de um banco do passageiro contrastante com acabamento em Couro Bege, ambos com acabamento em Alcântara Preto e inscrições exclusivas “Nino Farina”.

Cada um dos cinco Edizione Nino Farina terá uma placa de porta em alumínio exclusiva, que celebra um dos cinco marcos importantes da impressionante carreira de Nino Farina.

Paolo Dellachà, Diretor Executivo da Automobili Pininfarina, afirmou: “O Battista Edizione Nino Farina representa a visão da nossa talentosa equipa de Design, prestando uma homenagem evocativa a uma lenda indiscutível da família Pininfarina e do seu património. Uma história não contada sobre o espírito e a coragem de um homem movido por uma paixão pelas corridas como nenhum outro.

“Os nossos clientes exigem raridade, exclusividade e qualidade de execução, sinónimos de designs Pininfarina únicos e de carros do passado. O Battista Edizione Nino Farina combina todos estes elementos com o desempenho fenomenal do automóvel mais potente alguma vez fabricado em Itália, o Battista. Na nossa imaginação, Nino teria sonhado em conduzir com o seu tio Battista, levando o carro aos seus limites. Como ele fazia sempre que corria.

“Conduzir este automóvel será uma experiência muito semelhante a vestir o fato de um super-herói, uma experiência excecional e emotiva. Estou ansioso por apresentar pessoalmente o Battista Edizione Nino Farina no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano.”

Battista ‘Pinin’ Farina foi o fundador da famosa Carrozzeria Pininfarina. É o homónimo do primeiro veículo de sempre da Automobili Pininfarina – o Battista – honrando o seu sonho de criar um dia um veículo exclusivamente com a marca Pininfarina na estrada.

Como tio de Nino Farina, foi responsável por despertar a paixão do futuro Campeão do Mundo pelos desportos motorizados. Battista levou o seu sobrinho de 16 anos a participar na sua primeira corrida de sempre, como passageiro. Este facto despertou a sua apetência para a competição e Nino passou a participar em inúmeras corridas e campeonatos em toda a Itália na década de 1930.

Em 1950, Nino Farina competiu nas primeiras corridas de Grande Prémio formalmente organizadas pela FIA – o atual Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – liderando uma equipa de três carros. No seu primeiro ano de condução no Campeonato do Mundo, Nino Farina venceu as corridas britânica (a primeira a ser realizada em Silverstone), suíça e italiana, conquistando assim o Campeonato do Mundo geral.

Nino Farina era um piloto de Fórmula 1 muito respeitado entre os seus pares, conhecido pela sua condução destemida e paixão pelo desporto – o que contribuiu para as suas primeiras vitórias na F1 no seu ano de estreia. Liderou os seus companheiros de equipa num 1-2-3 logo na primeira corrida de 1950, em Silverstone, e completou a época com uma vitória no Grande Prémio de Itália, em setembro

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)