B95, o barchetta 100% elétrico da Automobili Pininfarina
Pininfarina GT Battista Edizione Nino Farina: homenagem a uma lenda

Pininfarina Enigma GT: O V6 turbo de 435 CV movido a hidrogénio

By on 27 Fevereiro, 2024

A Pininfarina revelou o Enigma GT, que afirma não ser apenas um novo automóvel, mas uma demonstração do que pode ser o futuro. Uma mistura de tecnologia e design, num GT de carateristicas únicas.

Pininfarina S.p.A., é uma empresa italiana de design automóvel e construtor de carroçarias, fundada em 1930 por Battista “Pinin” Farina. Com sede em Cambiano, Itália, e é conhecida pelos seus designs icónicos e elegantes para uma variedade de fabricantes de automóveis, incluindo Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, entre outros. A Automobili Pininfarina, é um fabricante de automóveis estabelecido em 2018 como uma subsidiária da Mahindra & Mahindra. A experiência de desenhar carros de sonho, conjuga-se agora com a capacidade de os construir

E o novo Enigma GT é a sua mais recente criação. Com linhas dramáticas que facilmente se destacam, com ares de avião de caça. No centro do seu design está uma grande cúpula, que dá acesso a um interior minimalista com capacidade para quatro adultos. No interior, o Enigma GT apresenta características avançadas, como um ecrã OLED, um painel de instrumentos futurista inspirado na aeronáutica, materiais sustentáveis e realidade aumentada no para-brisas. Incorpora IA e sistemas de assistência ao condutor, cruciais tendo em conta o seu grupo motopropulsor pouco convencional.

O Enigma GT é propulsionado por um motor V6 turbo de 2,5 litros movido a hidrogénio que gera 435 cv para o eixo traseiro. Um motor elétrico adicional com mais de 200 cv, alimentado por uma bateria de 10 kWh, alimenta o eixo dianteiro, proporcionando uma capacidade de tração integral. Esta configuração híbrida permite uma aerodinâmica ótima, com a tecnologia aerodinâmica ativa a contribuir para um coeficiente de arrasto de 0,24. A Pininfarina afirma que a combinação da bateria com um depósito de 9 kg de hidrogénio proporciona ao Enigma GT uma autonomia de mais de 700 km.

Apesar das suas características inovadoras, o Enigma GT consegue evitar peso excessivo, não ultrapassando os 1.690 kg. O Enigma GT, com 4,58 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,88 metros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)