Pininfarina Enigma GT: O V6 turbo de 435 CV movido a hidrogénio
Automobili Pininfarina vai apresentar o novo B95 a 17 de agosto

B95, o barchetta 100% elétrico da Automobili Pininfarina

By on 18 Agosto, 2023

Estava agendada a estreia mundial do primeiro veículo da nova coleção, apresentada como “uma obra-prima técnica e de design requintado para clientes exigentes”, para o Monterey Car Week e a Automobili Pininfarina cumpriu a promessa. Foi revelado o B95, apelidado pelos italianos como “o primeiro hiper-Barchetta do mundo sem tejadilho totalmente elétrico”.

O B95 foi inspirado no concept PURA Vision que foi concebido, desenhado e desenvolvido em Itália, equilibrando a inspiração dos icónicos carros de corrida clássicos com elementos futuristas, mantendo-se sempre fiel à filosofia que o construtor implementou para o seu futuro. O B95 faz a sua estreia mundial na Monterey Car Week, apresentado juntamente com o Battista Edizione Nino Farina hyper GT, que se estreou no Goodwood Festival of Speed em julho, bem como com o concept que serviu de inspiração. 

O ‘B’ no seu nome significa ‘Barchetta’ e o ‘95’ é uma alusão ao 95º aniversário da Pininfarina, que serão celebrados em 2025. 

Serão produzidos apenas dez exemplares do B95, cada um deles selecionado entre a equipa de design da Automobili Pininfarina em Cambiano e os clientes, garantindo uma exclusividade total, uma vez que os italianos garantem que não haverá dois iguais.

O B95 é alimentado pelo mesmo grupo motopropulsor de última geração do Battista hyper GT, mas com uma afinação diferente. Acelerando dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos, o B95 tem uma velocidade máxima de mais de 300 km/h. Possui uma bateria de iões de lítio de 120 kWh de alta capacidade que gera uma potência máxima de 1400 kW (1900 cv). A bateria em forma de T, que é arrefecida por líquido, está protegida dentro de uma caixa de fibra de carbono forte e leve e pode ser carregada utilizando carregadores rápidos DC até 270kW, para uma recarga de 20-80% em apenas 25 minutos.

Os 1900 cv de potência são fornecidos através de quatro motores elétricos independentes de alto desempenho, um em cada roda. Estão disponíveis cinco modos de condução distintos: Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere, que são activados através de um seletor rotativo desportivo e tátil, localizado junto ao volante.

O B95 que foi apresentado em Monterey (nas fotos), tem um acabamento em Bronze Superga metalizado, com uma secção brilhante Giallo Arneis na frente, apresentando a inscrição “95” em Preto Brilhante.

A utilização extensiva de Carbono Preto Exposto Signature proporciona um efeito 3D que contrasta com a pintura da carroçaria. A fibra de carbono exposta está também presente à volta do splitter e à volta da saída aerodinâmica traseira. Para completar o exterior, o B95 dispõe de novas jantes de alumínio forjado de 20 polegadas à frente e 21 polegadas atrás, com acabamento em preto mate e contrastando com os exteriores em alumínio mate polido com precisão. Os anéis de bloqueio central têm acabamento em alumínio escovado anodizado a preto, enquanto as pinças de travão são em Giallo Arneis, combinando com os detalhes exteriores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)