Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Novo Volkswagen Touareg já está disponível e preços começam nos 87.143€

By on 6 Outubro, 2023

A terceira geração do SUV premium da Volkswagen, o novo Touareg, já se encontra disponível, sendo lançado no mercado como um híbrido plug-in, com dois níveis de motorização, um deles como o mais potente de todos os modelos de série da marca germânica. 

Em 2002, o Touareg foi o primeiro SUV da Volkswagen a ser lançado e desde esse momento foram vendidas mais de 1,13 milhões de unidades. Revelado em maio passado, o novo Touareg está agora disponível nas duas motorizações do híbrido plug in: o 3.0 TSI V6 de 380cv e o motor 3.0 TSI V6 de 460cv, este último, o motor mais potente de todos os modelos Volkswagen de série no mercado.

Apresenta uma suspensão otimizada e sistemas de alta tecnologia melhorados, o Novo Touareg tem novas frente e traseira redesenhada, com um interior mais confortável e um Cockpit Innovision ainda mais intuitivo. Os preços começam a partir dos 87.143€.

O Novo Touareg tem um motor turbo de 3.0 litros, seis cilindros e um motor elétrico com potências entre os 380cv e os 460cv de 462 PS e um binário de 600Nm e 700 Nm, respetivamente, o que torna possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos na versão e-Hybrid e 5,1 segundos na versão R, atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h.

Além disso, o novo modelo vem com um sensor de carga no tejadilho, que está ligado à parte eletrónica da suspensão. O aperfeiçoamento dos sistemas de suspensão e controlo no Novo Touareg, que asseguram uma estabilidade e precisão ainda maiores em situações de condução dinâmicas e orientadas para o conforto.

Os elementos de série do modelo premium, incluem o reformulado e ainda mais intuitivo Cockpit Innovision, com um ecrã tátil central (diagonal do ecrã: 38 centímetros, ou 15 polegadas) e os novos faróis IQ. LIGHT LED Matrix HD. Os seus mais de 38.000 LEDs interativos, projetam um tapete de luz exatamente na faixa de rodagem e iluminam a estrada com mais precisão do que nunca. O Novo Touareg dispõe ainda de uma outra funcionalidade opcional de alta tecnologia: O Park Assist Pro, preparado para o estacionamento controlado à distância. Permite controlar o processo de entrada e saída dos lugares de estacionamento a partir de um smartphone (através da app da Volkswagen) e pode também ser utilizado em lugares de estacionamento mais estreitos.

Além disso, destacam-se as seguintes características de série no novo Touareg: Estofos em couro “Vienna”; Innovision cockpit 15; Teto panorâmico; Barras de tejadilho cromadas; AC Climatronic 4 zonas; Pacote Lights & Vision; Park assist; Easy Open/Easy Close; Pacote Memória; Pacote conectividade; Alarme; Vidros traseiros escurecidos; Tomada 230v; Cortinas laterais traseiras; Rede fixação de carga; Jantes em liga leve 21 “Napoli”; Suspensão pneumática; Faróis dianteiros LED Matrix HD; Wireless app connect; Keyless Access e retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente. A versão R acrescenta ainda as jantes em liga leve 21 “Leeds”, volante multifunções em couro aquecido, pacote “R” exterior e interior, pinças de travão em azul com logo R e detalhes azuis no interior.

No modelo topo de gama para além da tradicional cor R Azul Lápis, pode também ser encomendado com a pintura Cinzento Matt, opcional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)