Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen ‘vence’ 12 dos 21 segmentos em 2023

By on 11 Fevereiro, 2024

Se é verdade que os SUV dominam atualmente o mercado, é a Volkswagen que detém a primazia em mais de metade dos segmentos. Por exemplo, nos compactos com o VW Golf, os familiares com o Passat, os pequenos SUV com o T-Roc, crossovers com o Tiguan, SUV médios com o VW ID.4, e por aí fora…

Resumindo, a VW dominou o quadro de líderes do segmento em 2023 com oito vitórias, contra seis no ano passado. Recuperou a liderança no segmento dos SUV compactos, com o Tiguan a ultrapassar o Hyundai Tucson, e o ID.4 deu ao maior fabricante de automóveis da Europa a sua primeira vitória no segmento dos SUV médios.

Globalmente, o Grupo VW liderou 12 dos 21 segmentos diferentes monitorizados pela Automotive News Europe, com a Audi e a Porsche a conquistar duas vitórias cada.

O Grupo BMW foi o seguinte com quatro vitórias, duas para a BMW e duas para a Mini.

Com exceção dos monovolumes, todos os segmentos registaram um aumento das vendas no ano passado. Os monovolumes compactos, encabeçados pelas versões de passageiros do VW Caddy, caíram 9,3 por cento, enquanto os monovolumes médios caíram 0,9 por cento, apesar de a VW Transporter ter aumentado a sua liderança.

No entanto, os SUVs foram dominantes no segmento ‘exótico’ de preço mais elevado. Neste segmento, o BMW XM ficou em primeiro lugar no seu primeiro ano completo de vendas, com um volume de 3.142 vendas. O SUV híbrido plug-in ultrapassou os crossovers Lamborghini Urus, em segundo lugar, e Bentley Bentayga, em terceiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)