Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Monitorização de ferramentas da Ford Pro pode poupar milhares de euros

By on 1 Setembro, 2022

O novo serviço Ford Pro destinado às empresas oferece soluções personalizadas e à medida dos mais variados tipos de negócio, dando uma ajuda na gestão da frota mas também de diversas outras coisas.

A Ford Pro acaba de revelar mais informações sobre a sua tecnologia de monitorização de ferramentas, que poderá poupar milhares de euros a várias empresas. Nesta solução destinada aos serviços que operam essencialmente no exterior, estão consideradas as funções que costumam incluir um conjunto de ferramentas especializadas, sendo que cada uma delas pode ter um custo bastante elevado. O principal problema, é que na maioria das empresas, muitas destas ferramentas ficam por vezes esquecidas em determinados locais, fazendo que isso se converta num custo para cada empresa que, em média, ronda cerca de 450 euros por ano e por cada automóvel que circule no exterior.

Para tentar evitar este custo e fazer com que cada trabalhador possa ser ainda mais eficiente na sua função, um grupo de engenheiros de Aachen, na Alemanha, desenvolveu um projeto para a Ford Pro, que consiste na utilização de tecnologias tão comuns como o Bluetooth e o GPS para conseguir criar uma maior gestão diária de todas as ferramentas utilizadas em cada função. Ou mais especificamente, as que estão presentes em cada carro.

“Mesmo o funcionário mais atento pode esquecer-se de uma caixa de ferramentas no final de um longo dia ou esquecer-se uma ferramenta manual quando se apressa para outro trabalho. Em locais movimentados, as ferramentas podem por vezes confundir-se ou ser roubadas se deixadas durante a noite. Como os projetos de trabalho têm frequentemente horários apertados, gastar tempo a substituir equipamento perdido pode causar uma sequência de problemas, com cada atraso a custar tempo e dinheiro.”

Walter Pijls, Supervisor, CV Ecosystems, Investigação e Engenharia Avançada, Ford Europa

Como funciona:

Cada ferramenta, máquina e peça de equipamento está equipada com um dispositivo de localização à prova de água e que é, igualmente, capaz de suportar temperaturas extremas. Os dispositivos ligam-se a um servidor central que pode ser acedido por todos os funcionários da empresa, tanto no escritório, como no local de trabalho: através de um computador, do ecrã do próprio veículo ou da aplicação dedicada num tablet ou smartphone.

As ferramentas podem ser pesquisadas e localizadas com base em “Veículo”, “Armazenamento”, “Tipo de ferramenta” e “Nome da ferramenta”. Um mapa com informação em tempo real mostra também a localização de todo o equipamento da empresa, enquanto que as ferramentas podem ser listadas como “Funcionais”, “Avariadas” ou “Em manutenção”.

Quando um veículo é carregado, cada ferramenta é exibida no ecrã do veículo e é atribuída a esse veículo específico. No local de trabalho, à medida que o veículo é descarregado, o ecrã mostra ambas as colunas, “Carregado” e “Descarregado”, ou seja, no final do dia, tudo o que ainda estiver na coluna “Descarregado” pode ter sido deixado para trás.

Uma lista em tempo real das ferramentas a bordo permite um carregamento e verificação mais rápidos do inventário do veículo. Ter o estado de todo o equipamento da empresa acessível num local central permite um transporte mais eficiente do equipamento entre locais e um planeamento mais fácil do trabalho com a atribuição de ferramentas a trabalhos específicos. Se uma ferramenta é deixada num veículo durante a noite, o condutor recebe um alerta de roubo quando qualquer ferramenta é retirada do veículo.

Três empresas sediadas na área de Colónia ajudaram a testar a viabilidade e aplicabilidade para frotas de veículos de diferentes tamanhos e trabalhadores em diferentes indústrias, incluindo construção e renovação, canalização e casas de banho, e ainda jardinagem e paisagismo. A Ford Pro planeia realizar mais pesquisa em diferentes mercados antes de tornar o serviço disponível aos clientes num futuro próximo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)