Aumento de 66% no número de utilizadores da rede de carregamento Mobi.E em fevereiro
Portugueses aderem mais aos Híbridos Plug-in (PHEV): Crescimento de 37,5%

MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica

By on 24 Abril, 2024

A MOBI.E, a entidade pública Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, e a ACAP, a Associação Automóvel de Portugal, assinaram um protocolo no âmbito do desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal.

Este protocolo surge como resposta aos desafios impostos pelo novo Regulamento sobre infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR). O acordo visa o intercâmbio de informação técnica sobre veículos e infraestrutura de carregamento elétrico. O foco está na aceleraçãod a transição energética no setor automóvel.

Partilha de dados

O protocolo estabelece a criação de um observatório para partilhar dados estatísticos não confidenciais entre as duas entidades. A MOBI.E fornecerá à ACAP informações sobre infraestrutura de carregamento público. A ACAP fornecerá dados sobre matrículas, registos e parques automóveis.

Além disso, a MOBI.E ajudará a esclarecer os associados da ACAP sobre licenciamento de postos de carregamento. Ambas se comprometem a desenvolver e participar em iniciativas públicas para promover a mobilidade elétrica.

O que disseram os responsáveis

Luís Barroso, presidente da MOBI.E: “Este é mais um importante passo que aproxima o setor automóvel da mobilidade elétrica. Vai contribuir para a disseminação de informação relevante sobre a transição energética no setor da mobilidade”.

Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP: “A indústria automóvel tem feito investimentos significativos no que respeita à mobilidade elétrica, com a colocação no mercado de uma vasta gama de veículos. Com a assinatura deste protocolo pretendemos, por um lado, divulgar informação sobre a infraestrutura de carregamento e, por outro, promover este tipo de mobilidade”.

O AFIR tem como objetivo reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa da UE em pelo menos 55% até 2030 e alcançar a neutralidade climática em 2050.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)