O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore

Mercedes em 2023: novo Classe E, CLE, e a 2ª geração do AMG GT

By on 2 Janeiro, 2024

Como sempre, a Mercedes apresenta todos os anos vários modelo, ou pelo menos, facelifits ou upgrades e este ano não foi exceção. Por exemplo, ainda em abril o Mercedes-Maybach GLS ficou ainda mais refinado, o novo Mercedes-AMG GLS passou a ter mais equipamento e o design revisto. Já o Mercedes-Benz Classe G, atingiu um marco. Em abril foi apresentado o novo Mercedes Classe E e em junho, o Mercedes-Benz EQE SUV. Depois foi a vez do CLE, em julho, que substitui os Classe C e E. O mítico Mercedes-Benz SLR McLaren fez 20 anos, e a Mercedes revelou a segunda geração do AMG GT. O novo Mercedes-AMG GLC Coupé, um SUV Híbrido com performance desportiva foi conhecido em setembro, com a segunda geração do Mercedes-AMG GT Coupé a surgir como o novo modelo de topo da gama Mercedes-AMG. Já em dezembro, a Mercedes-AMG apresentou o mais inovador e potente SL de sempre, o SL 63 S E Performance.

O Maybach GLS recebeu upgrades tal como o GLS. O SUV de luxo passou a ter as barras verticais cromadas e as letras “Maybach” como traços distintivos da grelha do radiador. As grelhas de entrada de ar apresentam um padrão Maybach e têm um contorno cromado. Uma roda forjada de 23 polegadas em desenho típico Maybach com tampa de parafuso forjado é novidade na lista de opções.

O Mercedes-AMG GLS também foi alvo de melhorias e retoques estéticos. O SUV mais potente desta gama recebeu também alguns “mimos” por parte da marca de Estugarda.

A atualização do GLS 63 4MATIC+ conta com mais equipamento de série. Além de equipamento exclusivo, a dinâmica de condução em estrada foi melhorada. O novo modelo é visualmente distinguível pela assinatura de luz traseira LED recentemente concebida. Duas novas cores foram adicionadas à gama de acabamentos de pintura: MANUFAKTUR cinzento alpine não metálico e azul sodalite metálico.

Em abril, o aniversário de produção de um símbolo da marca: o número 500,000 do lendário Mercedes Benz Classe G saiu da linha de produção em Graz, na Áustria. O veterano todo-o-terreno, que foi galardoado com vários prémios de o “melhor veículo de todo-o-terreno do mundo”, tem escrito a sua história de sucesso ímpar desde 1979. O Classe G deve o seu estatuto de culto no seio da sua crescente comunidade de admiradores principalmente à combinação única do seu design distintivo com a sua excecional capacidade para ser utilizado em todo-o-terreno.

Em abril, foi conhecido o novo Mercedes Classe E, que tem sido a referência da sua classe e nesta nova iteração dá mais um passo rumo ao futuro com a transição do motor de combustão para a propulsão elétrica. Ao mesmo tempo, a sua nova arquitetura eletrónica permite uma experiência de utilização digital abrangente. Os primeiros modelos de berlina da série 214 chegarão aos parceiros de vendas europeus no outono de 2023. A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos de gama média alta desde 1946. A herança do Classe E remonta aos primórdios da marca.

Em junho foi apresentado na Península Ibérica o Mercedes-Benz EQE SUV, mais uma opção na sua ‘linha’ elétrica, e logo numa carroçaria que é bastante procurada. O carro tem um comportamento dinâmico assinalável, na linha do que se espera da Mercedes mas pelo que vimos vai integrar-se bem na luta face à concorrência do Audi Q8 e-tron, BMW iX e Tesla Model X, para destacar somente os mais importantes.

Em julho, ficou a saber-se tudo sobre o novo Mercedes-Benz CLE, que substitui os Classe C e E. Com uma nomenclatura completamente nova na Mercedes, o novo Mercedes CLE foi lançado com o intuito de substituir os coupés Classe C e Classe E. Com um design clássico de coupé e uma aparência desportiva e elegante, o novo Mercedes CLE traz consigo muito luxo desportivo, e amplo espaço.

Fez em setembro 20 anos que um dos carros de sonhos de muitos apaixonados por automóveis foi apresentado. O Mercedes-Benz SLR McLaren foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2003 e desde então que ainda provoca suspiros nos mais sensíveis.

Em agosto a Mercedes revelou a segunda geração do AMG GT, passando a ter ainda mais argumentos para discutir a posição no mercado com o Porsche 911 e o Aston Martin Vantage. O modelo revelado tem tração integral e como partilha a plataforma do SL, desenvolvida pela AMG, tem a opção de 2+2 lugares com bancos traseiros mais pequenos.

Em setembro foi conhecido o novo Mercedes-AMG GLC Coupé, um SUV Híbrido com performance desportiva, com duas potentes versões do modelo: o GLC 63 S E PERFORMANCE Coupé foi o primeiro SUV coupé desportivo híbrido da marca com uma potência do sistema de 500 kW (680 CV). Está ainda disponível a versão de entrada do modelo, o GLC 43 4MATIC Coupé com uma potência de 310 kW (421 CV).

Em novembro, surgiu a segunda geração do Mercedes-AMG GT Coupé, o novo modelo de topo da gama Mercedes-AMG. No lançamento estava disponível a versão AMG GT 63 4MATIC+ Coupé.

Por fim, em dezembro, o Mercedes-AMG, o mais inovador e potente SL de sempre, o SL 63 S E Performance, com motor V8 biturbo de 4,0 litros e um motor elétrico da AMG que geram, em conjunto, uma potência de 600 kW (816 cv) e um binário máximo de sistema de até 1.420 Nm. Isto faz com que o novo modelo seja o SL mais potente de todos os tempos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)