O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore

Mercedes AMG GT 43: 422 CV de prazer de condução

By on 20 Março, 2024

A Mercedes apresentou a sua mais recentes proposta para o mercado, com um novio AMG GT Coupé. O AMG GT 43 combina um motor turbo de quatro cilindros na frente e tração traseira. Com 310 kW (422 CV) e 500 Nm de torque, este modelo promete agilidade em curvas e dinamismo. O turbocompressor assistido eletricamente, inspirado na tecnologia da Fórmula 1, garante uma resposta rápida em toda a faixa de rotação. Além disso, o sistema elétrico de bordo de 48 V proporciona uma condução parcialmente híbrida, aumentando a eficiência e o conforto. Com uma potência adicional de 10 kW (14 CV) do motor de arranque/alternador, o AMG GT 43 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h.

O coração da máquina

O motor AMG 2.0 litros turbo de quatro cilindros no AMG GT 43 alcança a sua potência máxima de 310 kW (422 CV) às 6750 rpm, com um torque máximo de 500 Nm disponível entre 3250 e 5000 rpm. O sistema também oferece brevemente uma potência adicional de 10 kW (14 CV) pelo motor de arranque/alternador (RSG). O turbocompressor assistido eletricamente, baseado na tecnologia da equipa Mercedes-AMG Petronas F1, possui um motor elétrico integrado diretamente no eixo do turbo. Isso melhora significativamente a resposta do motor em todas as faixas de rotação, desde o ralenti, proporcionando uma experiência de condução mais dinâmica. Além disso, essa eletrificação do turbocompressor oferece um torque superior em baixas rotações, aumentando a agilidade e a capacidade de aceleração. A pressão de sobrealimentação é mantida mesmo quando o pedal do acelerador ou dos freios é liberado, garantindo uma resposta contínua e direta.

A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission) do AMG GT 43 utiliza uma embraiagem viscosa de arranque em vez do conversor de binário, reduzindo o peso e melhorando a resposta ao pedal do acelerador, especialmente durante acelerações e mudanças de carga. O software sofisticado garante passagens de marcha rápidas e reduções múltiplas, enquanto a função de duplo desembraiar nos modos de condução “Sport” e “Sport+” oferece uma experiência de troca de marchas emocional. A função RACE START proporciona uma aceleração otimizada a partir da imobilidade.

Aerodinâmica ativa

O sistema de controle ativo do ar AIRPANEL é uma tecnologia destacada para melhorar a aerodinâmica no AMG GT 43. As persianas horizontais atrás da entrada de ar superior podem ser controladas eletronicamente, direcionando o fluxo de ar conforme necessário para melhorar o desempenho aerodinâmico.

Normalmente fechadas, as persianas reduzem a resistência do ar, mesmo em velocidades máximas. Elas abrem-se apenas quando certas temperaturas são atingidas em componentes específicos, ou quando é necessária uma refrigeração adicional, permitindo o fluxo máximo de ar para os permutadores de calor.

Outro componente ativo de aerodinâmica é o spoiler traseiro extensível, integrado de forma harmoniosa na silhueta do veículo. A sua posição varia segundo as condições de condução, considerando vários parâmetros, como velocidade do veículo, aceleração longitudinal e lateral, e velocidade de manobra da direção. A partir de 80 km/h, o spoiler assume cinco posições angulares diferentes para melhorar a estabilidade ou reduzir a resistência ao ar, conforme necessário.

Suspensão a pensar no prazer de condução

O AMG GT 43 vem de fábrica com suspensão de molas helicoidais de baixo peso AMG e amortecedores em alumínio de alto desempenho. O eixo dianteiro multi-link, com cinco braços, está totalmente contido dentro da projeção da jante, melhorando a cinemática. O mesmo conceito de cinco braços é aplicado ao eixo traseiro.

Para reduzir as massas não amortecidas, todos os braços da suspensão, rótulas da direção e suportes das rodas são feitos de alumínio forjado. Isso proporciona um controlo preciso de cada roda com movimentos elásticos reduzidos.

A suspensão proporciona um alto ângulo de inclinação e rigidez, resultando em excelente dinâmica lateral, estabilidade em alta velocidade e boa resposta a influências externas, como ventos laterais e irregularidades na estrada.

As molas helicoidais de baixo peso reduzem o peso do chassi sem comprometer o desempenho, graças à sua almofada colada que evita o desgaste por sujeira ao longo da vida útil do veículo. As barras estabilizadoras de torção têm espessura variável para reduzir o peso, mantendo a rigidez onde necessário.

A opção de suspensão adaptativa AMG RIDE CONTROL ajusta a força de amortecimento de cada roda em milissegundos, proporcionando diferentes configurações de condução, desde esportiva até confortável. O condutor pode escolher entre diferentes programas de condução AMG DYNAMIC SELECT e ajustar a afinação da suspensão em três níveis através de um botão específico.

Travagem aprimorada

O sistema de travões compósitos de alto desempenho AMG oferece excelente desaceleração e controle preciso. Equipado com discos de travão perfurados e ventilados internamente de 390 x 36 mm e pinças fixas de seis êmbolos no eixo dianteiro, e discos de travão de 360 x 26 mm e pinças flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro, o sistema proporciona curtas distâncias de travagem, resposta sensível e alta estabilidade, mesmo em condições de uso intenso. Funções de conforto incluem assistência ao arranque em subida, pré-acionamento e travagem em condições de chuva, além da ativação da posição de estacionamento “P” quando o veículo está parado com a ignição desligada. Os discos compósitos, leves e ligados com pinos especiais, reduzem as massas não amortecidas, beneficiando a dinâmica de condução e o comportamento da direção. A perfuração orientada dos discos melhora a dissipação de calor, a resposta em condições de chuva e a limpeza das pastilhas após a travagem.

Eixo traseiro direcional opcional

O AMG GT 43 pode ser equipado com eixo traseiro direcional, onde as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto das rodas dianteiras (até 100 km/h) ou para o mesmo lado (acima de 100 km/h), proporcionando agilidade e estabilidade. Isso resulta num comportamento de direção mais direto no eixo dianteiro, facilitando a direção nos limites físicos com menor esforço.

Cinco programas de condução

Os cinco programas de condução AMG DYNAMIC SELECT – “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual”, juntamente com o programa “RACE” disponível no pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS, oferecem uma ampla gama de ajustes de veículo, desde confortável até dinâmico. Esses programas personalizáveis proporcionam uma experiência de condução adaptada a várias condições. Integrado aos programas de condução está o sistema AMG DYNAMICS, que amplia as funções de estabilização do ESP® para aumentar a agilidade, as características de direção e outras funcionalidades. Durante a condução dinâmica em curvas, por exemplo, o sistema pode aplicar brevemente o freio na roda interna para gerar um momento rotacional em torno do eixo vertical do veículo, permitindo curvas ágeis e precisas.

Pack AMG DYNAMIC PLUS

  • O pack AMG DYNAMIC PLUS está disponível como opção para o AMG GT 43, que agrupa inúmeros componentes de elevado desempenho:
  • Os apoios dinâmicos do motor AMG ligam o motor à carroçaria de forma mais rígida ou mais flexível, em função da situação de condução. Em todas as situações de condução, isto resulta no melhor equilíbrio possível entre dinâmica e conforto de condução.
  • O diferencial de bloqueio do eixo traseiro AMG, controlado eletronicamente, distribui a potência necessária às rodas de forma ainda mais rápida e precisa em curvas dinâmicas e acelerações rápidas, garantindo assim a máxima tração.
  • Com o simples pressionar de um botão, o programa de condução “RACE” permite um maior desempenho em pista, com uma resposta ainda mais espontânea do motor e uma característica mais direta do pedal do acelerador. Pode ser selecionado como um programa de condução adicional utilizando os botões do volante AMG.
  • O perfil aerodinâmico ativo, que se encontra ocultado na secção inferior da carroçaria em frente ao motor, contribui para um comportamento mais desportivo. Este perfil de carbono é um desenvolvimento exclusivo da AMG e está protegido por patentes. Reage à seleção dos programas de condução AMG e baixa automaticamente cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria o designado efeito Venturi, que suga o veículo para a estrada e reduz a força aerodinâmica ascendente no eixo dianteiro.
  • As pinças dos travões AMG pintadas de amarelo realçam visualmente o maior potencial de dinâmica de condução.
  • A asa traseira rígida está disponível como opção. É instalada na tampa da bagageira e proporciona ainda mais força aerodinâmica descendente no eixo traseiro.

O seu Mercedes personalizado

O AMG GT 43 oferece uma ampla personalização com o seu extenso equipamento de série e várias opções adicionais. Três pacotes de design exterior estão disponíveis para aprimorar o visual com elegância ou dinamismo:

O pacote exterior cromado AMG inclui detalhes elegantes em cromo brilhante nos para-choques dianteiros, nos guarda-lamas dianteiros e nos painéis de proteção das embaladeiras laterais.

O pacote Night AMG oferece elementos exteriores com acabamento em preto brilhante, como difusor dianteiro, frisos nos painéis das embaladeiras laterais, bases dos espelhos retrovisores e frisos da linha cintura dos vidros. Também inclui revestimentos das ponteiras de escape em cromo preto e vidros traseiros térmicos escurecidos, resultando em contrastes atraentes ou transições fluidas, dependendo da cor da pintura escolhida.

O pacote Night AMG II adiciona elementos extras em cromo preto, como aletas no revestimento do radiador e a estrela da Mercedes na traseira.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)