Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza

Lamborghini: Modelos únicos que ficaram para a história (anos 60)

By on 8 Agosto, 2023

Desde a sua fundação em 1963, a Automobili Lamborghini tem produzido modelos únicos que assinalam a direção técnica e estilística que a empresa irá tomar no futuro imediato. Tratam-se de protótipos técnicos ou de design, ou de experimentação de novos conceitos para ajudar a desenvolver os Lamborghinis futuros. Nos anos 60, estas peças únicas eram muitas vezes carros de exposição destinados a desfiles em salões automóveis. Nos anos mais recentes, a designação passou de “one-off” para uma categoria criada especialmente pela Lamborghini: “few-offs”, essencialmente uma série limitada de automóveis para os clientes mais fiéis que antecipam ou melhoram as soluções técnicas mais avançadas que serão utilizadas nos automóveis de produção nos anos seguintes. A mesma fórmula será repetida dentro de poucos dias na Monterey Car Week, na Califórnia, onde a Automobili Lamborghini apresentará o protótipo do seu primeiro automóvel 100% elétrico.

O primeiro Lamborghini one-off foi o 350 GTV de 1963, que deu origem ao 350 GT, o seu primeiro carro de produção. Depois, dentro da gama 350-400 GT, surgiu o 350 GTZ, com duas unidades fabricadas pela Carrozzeria Zagato em Milão em 1965, com base no 350. A Carrozzeria Touring, também sediada em Milão, construiu duas unidades 350 GTS de capota aberta em 1965. No mesmo ano, foi criado o 400 Monza, fabricado pela Carrozzeria Neri & Bonacini, que produziu as estruturas tubulares dos carros de produção 350-400 GT. Em 1966, o último modelo produzido pela Carrozzeria Touring foi o 400 GT Flying Star, um inovador shooting brake que, em termos de praticidade, viria a inspirar o Espada.

Em 1965, projetado para ser equipado com um motor traseiro, como previsto para o que viria a ser o Miura, foram desenvolvidos dois modelos de design: um, chamado P400 Tigre e feito pela Touring, e outro, simplesmente conhecido como P400, feito pela recém-criada Italdesign de Giorgetto Giugiaro. No entanto, este acabou por não ser o caminho certo, uma vez que não maximizaram suficientemente a solução técnica revolucionária do motor de 12 cilindros na posição transversal traseira e nunca foram construídos à escala 1:1. No entanto, na versão de Giugiaro, surgiu pela primeira vez uma abertura de porta não convencional, para a frente e para cima, mas presa ao tejadilho. Foi a primeira semente de uma ideia que viria a germinar com o Countach.

O Marzal, o carro “de vidro” de quatro lugares, foi apresentado em 1967 e estava destinado a tornar-se um dos carros de exposição mais conhecidos do mundo, trazendo muitas ideias novas que mais tarde seriam utilizadas na produção da Lamborghini. Em primeiro lugar, quatro lugares confortáveis, um dos itens mais comuns na lista de desejos de Ferruccio, e a frente plana e afiada, e os hexágonos que mais tarde seriam encontrados na Espada. Além disso, os hexágonos tornar-se-iam um dos símbolos estilísticos da Lamborghini que, ainda hoje, aparecem com frequência. O Marzal também ostentava portas de asa de gaivota muito grandes. “Fizemos tudo para mantê-las no Espada”, recorda o engenheiro Stanzani, “mas os diferentes volumes exigidos pela posição dianteira do motor V12 desafiaram-no, e no Marzal foi um motor traseiro de 6 cilindros em linha montado transversalmente que nos impediu de o fazer”.

No Salão Automóvel de Bruxelas de 1968, o Miura Roadster foi apresentado no stand da Bertone, cativando toda a gente desde o primeiro olhar. Era lindo, mas precisava de alguns desenvolvimentos que não eram possíveis. Na verdade, a Lamborghini já estava a trabalhar em dois novos projetos: o primeiro carro de quatro lugares (o protótipo Espada foi apresentado em 1967) e o carro “pequeno” (o Urraco, desenvolvido em 1969), cujo primeiro protótipo foi apresentado em 1968. Em 1981, o Faena, produzido pela Carrozzeria Frua, foi desenvolvido com base no Espada, oferecendo uma versão de quatro portas. Em Sant’Agata Bolognese, começa-se a pensar que pode haver um mercado para um Lamborghini de quatro portas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)