Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Eletrificação continua na Opel: 15 modelos ‘Blitz’…

By on 15 Dezembro, 2023

O ano de 2023 representa um período especial para a eletrificação da Opel. Nada menos que 15 modelos da marca com o Blitz já estão hoje eletrificados. As vendas do novo Opel Corsa Electric começaram há alguns meses, tal como as do novo Astra Electric e do novo Astra Sports Tourer Electric, uma das primeiras station wagons totalmente elétricas do mercado. Paralelamente, a presença da Opel na IAA Mobility em Munique, em setembro teve como destaque o Opel Experimental, com o qual a marca alemã deu a conhecer o futuro da marca e os próximos modelos.

A Opel gerou ainda mais paixão e entusiasmo com a terceira temporada da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”, a primeira taça de ralis monomarca com automóveis elétricos do mundo. É a primeira, muitas se lhe seguirão, isso é dado adquirido.

Entre os inúmeros destaques, contam-se o Prémio de Sustentabilidade DMSB 2023 e a apresentação de um muito especial Art Car, o Opel Corsa Rally Electric concebido por Elisa Klinkenberg. Igualmente único é o Opel Rocks e-XTREME, modelo que causou sensação onde quer que tenha sido exibido.

Também apelativas e, acima de tudo, elétricas são as mais recentes edições dos veículos comerciais ligeiros da Opel, os recentemente revelados Opel Combo, Vivaro e Movano. A marca com o Blitz continuará a seguir o seu caminho bem definido em 2024, altura em que a Opel celebrará outros destaques eletrizantes, bem como 125 anos de fabrico de automóveis.

“Estamos a tornar a mobilidade elétrica, fácil e emocionante. Só no IAA Mobility apresentámos três estreias mundiais pioneiras – o visionário Opel Experimental, o novo Astra Sports Tourer e o novo Corsa Electric. Também continuamos a entrar em novos mercados, mais recentemente na Argélia”, Florian Huettl, CEO da Opel.

Um início dinâmico para 2023: Os modelos Opel GSe fazem jus ao seu nome

Os modelos da submarca GSe da Opel passaram a poder ser encomendados no início do ano. GSe significa “Grand Sport electric” e as variantes de topo fazem jus ao seu nome. O Astra GSe, o Astra Sports Tourer GSe e o Grandland GSe estão dotados de um chassis especial com a tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping) e, como híbridos plug-in topo de gama com uma potência de sistema de até 221 kW/300 cv, oferecem uma performance convincente (consumo de combustível de acordo com o WLTP[1]: 1,3-1,2 l/100 km, emissões de CO2 30-27 g/km). Com esta combinação, o condutor e os passageiros dos modelos GSe da Opel podem viajar de uma forma desportiva, dinâmica e responsável. No interior, os bancos desportivos exclusivos do GSe fazem com que o condutor e o passageiro da frente se sintam totalmente integrados no veículo.

Os bancos não estão reservados apenas para os condutores e passageiros dianteiros das versões topo de gama. A Opel disponibiliza bancos especialmente confortáveis há cerca de 20 anos. Os clientes Opel têm beneficiado dos bancos ergonómicos certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken/Action for Healthy Backs) desde 2003.

Três estreias mundiais em dois locais distintos: A Opel no IAA Mobility 2023 em Munique

Na edição deste ano do IAA Mobility em Munique, a Opel mostrou o caminho para um futuro eletrificado. Com três estreias mundiais, a Opel recebeu os visitantes profissionais e o público com dois espaços sustentáveis na feira e na cidade.

O pioneiro Opel Experimental representa tudo o que define a Opel e os pilares centrais da marca “Greenovation”, “Detox” e “Modern German”. É totalmente elétrico, reduzindo a pegada de carbono; tem um design arrojado e puro e concentra-se no essencial; e fascina com as suas proporções impressionantes, soluções aerodinâmicas inteligentes, utilização altamente eficiente do espaço e tecnologia de iluminação de última geração, incluindo o novo logótipo Opel Blitz que é, pela primeira vez, iluminado.

Pioneiros elétricos: Novo Astra Sports Tourer Electric e Corsa Electric

O novo Astra Sports Tourer Electric foi a estrela do evento no IAA Mobility em setembro. Uma das primeiras station wagons totalmente elétricas do mercado, o pioneiro modelo elétrico impressiona não só pelo seu design arrojado e puro, espaço e conforto oferecidos, mas também pelo seu desempenho sem emissões locais. O motor elétrico debita 115 kW/156 cv e um binário máximo de 270 Nm. O novo Astra Sports Tourer Electric tem uma velocidade máxima de 170 km/h. As encomendas do Astra Sports Tourer Electric abriram no passado mês de Novembro.

A nova edição do bestseller Opel Corsa mostra como a mobilidade sustentável e sem emissões locais também pode funcionar no segmento de mercado dos automóveis pequenos. Como se pôde ver no IAA Mobility, os designers tornaram o Corsa ainda mais moderno e com mais estilo.

A caraterística exterior mais marcante é o inconfundível Opel Vizor, a secção frontal caraterística da marca, com a mais recente tecnologia Intelli-Lux LED Matrix Light. O novo Corsa Electric disponibiliza agora duas motorizações totalmente elétricas: uma nova opção com 115 kW/156 cv e uma autonomia de até 405 quilómetros, bem como a variante comprovada com 100 kW/136 cv e uma autonomia até 354 quilómetros (WLTP[2]).

Tal como as mais recentes variantes do Astra e companhia, o modelo recém-chegado está disponível opcionalmente com um cockpit totalmente digital baseado na plataforma Snapdragon Cockpit integrada da Qualcomm Technologies[3]. O sistema de infoentretenimento apresenta gráficos melhorados, multimédia e capacidades de visão por computador para proporcionar um sistema de cockpit mais integrado, contextualmente consciente e constantemente adaptável, que pode evoluir para ir ao encontro das preferências dos seus passageiros.

Campanhas com fator “wow”: Mokka Electric e Corsa Electric em grande destaque

A Opel está também a fazer uma forte afirmação com a inovadora campanha “Yes, of Corsa”, que responde a questões importantes sobre as qualidades do pequeno automóvel. Curta, direta e muito divertida, destina-se a pessoas que procuram uma mobilidade elétrica descomplicada e emocionante. A campanha “A bombar energia – Opel Mokka Electric”, igualmente eletrizante, já tinha dado uma ideia da nova forma divertida de chegar aos clientes. A “estrela”, ao lado do atraente SUV, era um cabo de carregamento amarelo brilhante que ganha vida quando encontra o Mokka.

Um automóvel de ralis com uma mensagem: O Opel Corsa Rally Electric de Elisa Klinkenberg

Moderna, progressiva e sempre pronta a surpreender – a Opel voltou a dar provas disso com a ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” deste ano. Na sua terceira temporada, a primeira taça de ralis monomarca com automóveis elétricos do mundo continuou a proporcionar não só emoção e dinamismo, mas também diversidade, como demonstrado pelo Corsa Rally Electric concebido por Elisa Klinkenberg. Com as cores verde, branco, rosa e vermelho, o “Art Car” pouco convencional trouxe um novo espírito ao pelotão dos Corsa elétricos de ralis. A palavra “E[M]POWER”, em letras brancas no tejadilho preto, representa não só o poder da eletricidade, que move todos os veículos da competição, mas também o poder do crescente número de participantes do sexo feminino. A ADAC Opel Electric Rally Cup é também sinónimo de sustentabilidade, pelo que o conceito pioneiro recebeu recentemente o Prémio de Sustentabilidade DMSB da Federação Alemã de Desporto Automóvel.

A eletrificação com o fator “wow” é também proporcionada pelo Opel Rocks e-XTREME, o vencedor do #OpelDesignHack. O inédito veículo demonstra uma abordagem divertida aos quadriciclos, com as suas distintas rodas exteriores à carroçaria, braços duplos dianteiros e arco de proteção em amarelo brilhante. Esta criação todo-o-terreno única atraiu multidões onde quer que tenha estado presente este ano.

Elétricos e preparados para o futuro: Novos veículos comerciais e de transporte de passageiros da Opel

Para além dos automóveis de passageiros, a Opel é também líder em veículos comerciais ligeiros e apresentou recentemente as novas gerações do Opel Combo, Vivaro e Movano. Cada um deles introduz um novo estilo no segmento dos veículos comerciais ligeiros. Os destaques dos cockpits redesenhados incluem novos sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto por ligações sem fios, com ecrãs táteis a cores de até 10 polegadas.

As versões elétricas a bateria dos novos Opel Combo, Vivaro e Movano continuarão a oferecer uma utilização sem concessões, semelhante à das respetivas variantes com motor de combustão. Graças às tecnologias de bateria de última geração e a melhorias como, por exemplo, uma maior eficiência da transmissão, os três continuarão a oferecer uma autonomia elétrica líder na sua classe e sem emissões locais. Também ganham pontos com as suas capacidades de carga e de transporte de mercadorias. Além disso, o Vivaro HYDROGEN será acompanhado no futuro por uma versão a pilha de combustível do maior veículo comercial ligeiro da Opel, o Movano HYDROGEN.

Tal como foi recentemente anunciado, os novos veículos de transporte de passageiros Opel Combo Electric e Opel Zafira Electric estão também prestes a ser lançados. Com estes veículos espaçosos, as famílias (numerosas), os serviços de transporte e similares podem desfrutar de ainda mais estilo e conetividade, ao mesmo tempo que viajam até mais longe com um único carregamento da bateria. O novo Combo Electric oferecerá uma autonomia de até 330 km (+50 km em comparação com o modelo anterior) e o novo Zafira Electric percorrerá até 350 km (+20 km) sem emissões locais (dados preliminares WLTP2; veículos ainda não disponíveis).

Um caminho bem definido para 2024: Implementação consistente da eletrificação

A eletrificação e o entusiasmo na Opel terão continuidade no próximo ano, quando a atenção se centrar em três marcos importantes. Em 2024, a Opel celebrará 125 anos de fabrico de automóveis e irá propor pelo menos um modelo elétrico a bateria em todas as linhas de modelos, incluindo o sucessor do Crossland e o novo Grandland. A Opel continua, assim, a impulsionar de forma consistente a mudança para a mobilidade elétrica. O novo Grandland será construído na fábrica de Eisenach, na Turíngia, na qual a Stellantis está a investir mais de 130 milhões de euros para o efeito.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)