Outra forma de poupar emissões de CO₂: perder menos tempo à procura de estacionamento
E se a moda pega? Referendo em Paris dá luz verde a aumento taxas de estacionamento para veículos de maiores dimensões

Dia da Sensibilização para o ruído nas cidades: e um sistema para encontrar lugares de estacionamento?

By on 24 Abril, 2023

Hoje é o Dia Internacional da Sensibilização para o ruído, e o trânsito, muito naturalmente, é a principal causa de ruído nas cidades. E há um detalhe que poderia ajudar bastante, pois o tempo que os condutores dedicam a procurar estacionamento seria reduzido para metade se utilizassem a tecnologia.

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente a exposição prolongada ao ruído causa 12 mil mortes prematuras todos os anos na Europa. Estima-se também que o ruído afete 22 milhões de pessoas e 6,5 milhões de pessoas sofrem de transtornos crónicos do sono por este motivo.

As tendências apresentadas pela Agência Europeia nos últimos 10 a 15 anos é de que 20% da população é afetada pelo ruído provocado pelo trânsito, sendo a principal causa deste tipo de contaminação nas cidades.

Este impacto pode ser reduzido em parte pelo incentivo ao uso de veículos elétricos, mas esse é um cenário que em Portugal ainda vem longe, embora esteja a crescer, mas há mais que se pode fazer, por exemplo reduzindo a velocidade de circulação nas localidades.

É óbvio que, quem anda com o automóvel em cidade “vai a algum lado” e em dado momento tem que estacionar. Por exemplo, quando ao tráfego, temos aplicações como o Waze que já ajudou, provavelmente milhões de pessoas a “fugir do trânsito”. E se um dia houver formas de saber sempre, num determinado ‘raio’, onde tem lugar disponível para estacionar? E se isto for possível em tempo real?

Ainda não chegámos lá, mas já esteve mais longe…

Uma outra forma de mitigar o problema do ruído será fomentando a utilização de tecnologias ligadas ao estacionamento, já que grande parte dos veículos que circulam nas cidades o fazem quando procuram estacionamento. Neste sentido, a utilização de aplicações como, por exemplo, a EasyPark, que inclui uma funcionalidade designada de ‘Find’ que indica ao condutor as ruas onde há maior probabilidade de encontrar estacionamento, contribuem para a redução deste tipo de tráfego satélite.

A empresa estima que o tempo que os condutores dedicam a procurar um lugar de estacionamento livre reduzir-se-ia em 50% se soubessem onde ir em vez de deambular pelas ruas de forma aleatória.

“A tecnologia é muito boa aliada na melhoria da qualidade de vida nas cidades”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa Diretora para Portugal do EasyPark Group. “Com a ajuda dos dados e de alguns algoritmos, podemos reduzir o número de carros que circulam pela cidade e assim conseguir cidades mais habitáveis, menos contaminadas e com menos ruído”.

Por exemplo, a EasyPark estima que a utilização da ferramenta Find ajudaria a reduzir os níveis de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, todos os meses, em cidades como Madrid – 140 toneladas, Berlim – 146 toneladas e Roma – 32 toneladas: “Estas soluções de estacionamento inteligente ajudam a utilizar de maneira mais eficiente o espaço urbano e contribuem para o cuidado do meio ambiente, além de ser uma fonte de dados muito interessante para os gestores, já que os ajuda a tomar decisões relacionadas com a mobilidade”, conclui Jennifer Sousa.

Um dia, haverá um sistema que ajude as pessoas a estacionar, e em que estas saber sempre em tempo real, como no Waze, onde há lugares disponíveis. Nem sequer seria preciso serem os carros a ter a tecnologia, mas sim os smartphones, e depois ser encontrado um sistema em que só seria possível ‘reservar’ online um lugar, se estivesse, por exemplo a menos de 100 metros. Como os waypoints no Dakar, por exemplo…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)