Outra forma de poupar emissões de CO₂: perder menos tempo à procura de estacionamento
Comprar um SUV ou Hatchback?

E se a moda pega? Referendo em Paris dá luz verde a aumento taxas de estacionamento para veículos de maiores dimensões

By on 5 Fevereiro, 2024

Num referendo recente em Paris, os residentes votaram a favor da triplicação das taxas de estacionamento para os veículos mais pesados, incluindo os SUV e os automóveis com peso igual ou superior a 1600 quilos.

A decisão não afetará apenas os crossovers e os SUV. Os proprietários de automóveis normais com peso igual ou superior a 1600 kg terão de desembolsar o dinheiro extra. Os veículos elétricos com mais de 2.000 kg também serão afetados. As pessoas que vivem ou trabalham em Paris estão isentas, assim como as pessoas portadoras de deficiência. Além disso, os taxistas, os profissionais de saúde e os comerciantes não serão afetados pelo resultado do referendo.

O aumento das taxas, fixado em 18 euros por hora no centro da cidade e 12 euros noutras zonas, visa responder às preocupações com o impacto ambiental dos veículos de maiores dimensões. A decisão, apoiada por 54,55% dos eleitores, deverá ser aplicada até setembro de 2024, afetando cerca de 10% dos veículos em Paris.

Apesar de uma baixa participação de cerca de 5,7% dos eleitores, o resultado pode abrir um precedente para que outras cidades europeias adotem medidas semelhantes. A Presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, considera que este é um passo positivo na abordagem das preocupações ambientais e prevê que outras cidades sigam o exemplo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)