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CCGT GT1: O Koenigsegg que quase foi a Le Mans

By on 22 Agosto, 2023

A Koenigsegg fez o que pouco achavam possível. Impor-se no mundo dos hipercarros e ganhar uma posição de força e de respeito. A história que começou em 1994, quando Christian von Koenigsegg deu asas ao seu sonho de criar um carro de sonho. Desde então o sucesso tem falado mais alto, mas uma passagem por Le Mans esteve quase a acontecer.

Lançado no Salão Automóvel de Genebra em 2007, o CCGT foi originalmente desenvolvido para participar na série 24 Horas de Le Mans, em conformidade com os regulamentos então em vigor. O Koenigsegg CCGT surgiu como um projeto paralelo que era trabalhado quando havia tempo disponível na engenharia e construção dos carros de produção. O CCGT foi baseado num Koenigsegg CCR com alguns elementos do modelo CCX, enquanto a equipa se certificava de que o carro cumpria os regulamentos de uma das categorias de corrida mais interessantes da altura: a Classe GT1.

O CCGT pesava menos de 1.000 kg sem lastro, gerava mais de 600 kg de apoio aerodinâmico e tinha mais de 600 cv disponíveis no seu motor V8 de 5,0 litros e 32 válvulas normalmente aspirado, sendo o máximo limitado. A potência chegava às rodas traseiras através de uma embraiagem de disco duplo AP-Racing e de um eixo de transmissão sequencial em magnésio Koenigsegg/Cima, O chassis em fibra de carbono coberto por uma carroçaria de dois lugares em fibra de carbono/Kevlar que incorpora uma rollcage completa homologada pela Koenigsegg-ME-Racing. Mas apenas dois meses depois de a Koenigsegg ter iniciado os primeiros testes, o ACO e a FIA alteraram os regulamentos para a classe GT1. As monocoques de carbono deixaram de ser permitidos e os números mínimos de produção passaram de um total de 20 carros ao longo de vários anos para 350 carros por ano. Isso acabou com o sonho de correr na classe GT1 depois de apenas um CCGT ter sido concluído.

Foi esse carro que foi vendido no leilão da Bonhams, no Bonhams’ Festival of Speed Sale. O valor da venda foi de £3,319,000 (3 058 657,64€) para uma máquina única, que viu as portas de Le Mans serem fechadas inesperadamente.

Foto: bonhams.com

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