Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Afinal, o Ford Fiesta pode ainda ‘renascer’… elétrico

By on 12 Julho, 2023

A Ford parou há dias a produção do Fiesta, um carro de sucesso na marca, ‘nascido’ em na Europa em 1976, foi um dos modelos mais populares da marca norte-americana, mas o fim da sua vida deu-se há poucos dias.

Mas a Ford não exclui a possibilidade de construir um substituto elétrico do Fiesta, utilizando a plataforma MEB do Grupo VW, o que já fez com o SUV compacto Explorer, que chegará aos concessionários europeus no início do próximo ano.

A Ford faz neste momento a transição para se tornar uma marca totalmente elétrica na Europa, e quando Martin Sander, Chefe da Divisão de carros ligeiros da Ford na Europa, foi questionado sobre a possibilidade de a Ford adquirir uma versão do Fiesta afirmou que o fabricante de automóveis tem “uma cooperação muito construtiva e positiva com a Volkswagen e que estamos possivelmente a explorar oportunidades para levar essa cooperação para o próximo nível”.

Nada foi decidido, mas não quero descartar essa possibilidade”, disse, em entrevista à ANfa.

A Ford abandonou o mercado de utilitários na Europa depois dos custos de cumprimento das normas de emissões cada vez mais rigorosas terem tornado os carros pequenos economicamente inviáveis para a empresa e agora concentra as suas aspirações eléctricas europeias na plataforma de veículos eléctricos de segunda geração, que será lançada nos EUA em 2025 como uma pickup e um SUV de sete lugares.

A parceria da Ford com o Grupo VW inclui a construção para a marca VW de uma versão da pick-up Ranger que a VW vende como Amarok.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)