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WLTP: Afinal, o que é e para que serve?

By on 22 Abril, 2023

É agora frequente ouvir a sigla WLTP quando se fala em carros, mas nem todos entendem o que é e para que serve. Mas é simples de entender se formos ao que a sigla siginfica. WLTP quer dizer Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure, ou em português, procedimento de ensaio de veículos ligeiros harmonizados a nível mundial. Meio caminho está feito.

O WLTP não é mais do que um processo normalizado em que os carros são sujeitos a testes especificos para determinar o gasto de combustível, o nível de emissões de CO2 e de poluentes, além de possibilitar medir os níveis de consumo dos veículos com motorizações alternativas (elétricos, hidrogénio).

O WLTP veio substituir o NEDC, concebido na década de 1980. Devido à evolução da tecnologia e das condições de condução, tornou-se desatualizado. Em 2007, foi criado um grupo de trabalho pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa com o intuito de encontrar uma nova métrica para medir consumos e níveis de emissões. A versão final foi publicada em 2015 e em 2017 passou a ser usado. A norma é aceite pela China, Japão, Estados Unidos e União Europeia, entre outros.

O ciclo de condução WLTP está dividido em quatro partes com diferentes velocidades médias: baixa, média, alta e extra-alta. Cada parte contém uma variedade de fases de condução, paragens, fases de aceleração e travagem. Para um determinado tipo de carro, cada configuração da motorização é testada com WLTP para a versão mais leve (mais económica) e mais pesada (menos económica) do carro. Para além do ciclo de ensaio em si, o WLTP também inclui uma série de condições de ensaio concebidas para refletir a condução no mundo real, tais como a utilização de ar condicionado e outros sistemas elétricos, bem como os efeitos da resistência ao vento e do peso do veículo, além de analisar outros equipamentos que podem afetar o consumo e emissões (tamanhos de rodas, suportes de tejadilho, e outros acessórios que podem afetar a aerodinâmica do veículo).

Existem três classes usadas nos testes, tendo em conta a relação peso potência: Classe 1 – para carros com uma relação peso / potência igual ou inferior a 0,0299 cv/kg; Classe 2 para veículos com relação peso / potência igual ou inferior a 0,0435 cv/kg; Classe 3 para veículos com uma relação peso/potência superior a 0,0435 cv/kg. A maioria dos veículos agora caem na Classe 3.

Em comparação com a norma anterior (NEDC), verificou-se um aumento em média de 9.8g/km nas emissões dos carros. No caso dos veículos elétricos viu uma redução significativa das autonomias anunciadas, com quedas a chegar aos 25% em certos modelos.

Para assegurar a comparabilidade de todos os veículos, garantindo assim uma comparação justa entre os diferentes fabricantes de automóveis, os testes WLTP são realizados no laboratório em condições claras e repetíveis.

Para garantir a fiabilidade dos resultados, os testes são realizados em condições controladas, com exigências iguais, com algumas tolerâncias (manifestamente menores que na norma NEDC).

Com a norma WLTP, obtemos valores mais aproximados da realidade, garantindo assim uma visão mais real para o consumidor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)