Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Stellantis com recordes de receitas líquidas e lucros

By on 26 Julho, 2023

A Stellantis comunicou receitas recordes de receitas líquidas e lucros. Para Carlos Tavares, CEO do Grupo:

“O nosso excelente desempenho no primeiro semestre deste ano apoia a nossa sustentabilidade a longo prazo e a nossa capacidade de concretizar as ambições arrojadas do nosso plano DareForward 2030. É necessário um esforço conjunto e uma mentalidade aberta por parte de todos os nossos trabalhadores para embarcar na nossa viagem de transformação sem concessões, protegendo simultaneamente a empresa dos desafios externos. Quero exprimir a minha gratidão a todos e a cada um dos trabalhadores e orgulho-me de dizer que as equipas estão a dar resultados em várias dimensões. Estamos bem posicionados para o restante ano de 2023 e mais além”.

A Receita líquida da Stellantis foi de 98,4 mil milhões de euros, com um aumento de 12% em comparação com o primeiro semestre de 2022, principalmente devido ao aumento das encomendas. O Lucro operacional ajustado de 14,1 mil milhões de euros, um aumento de 11% em comparação com o primeiro semestre de 2022, com uma forte margem de 14,4%. O Lucro líquido foi de 10,9 mil milhões de euros, um aumento de 37% em comparação com o primeiro semestre de 2022. O Free cash flows industriais de 8,7 mil milhões de euros, mais 3,3 mil milhões de euros em comparação com o primeiro semestre de 2022. tudo isto são resultados recordes que permitem investimentos estratégicos e que o grupo se mantenha no caminho sustentável para a transformação Carbon Net Zero.

As vendas globais de BEV e LEV aumentaram 24% em relação ao ano anterior para 169 mil unidades e 28% em relação ao ano anterior para 315 mil unidades, respetivamente. Por outro lado a Stellantis ficou em terceiro lugar nas vendas globais de BEV na UE30; segundo lugar no mercado dos EUA para vendas de LEV e a empresa recomprou 0,7 mil milhões de euros em ações no primeiro semestre de 2023 e espera concluir o programa de recompra de ações anunciado de 1,5 mil milhões de euros antes do final de 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)