360 com McLaren Senna acaba mal
McLaren: Os traços do futuro da marca britânica

Sauditas vendem participação na McLaren a fundo de investimento bareinita

By on 22 Junho, 2023

O fundo soberano do Barém, Mumtalakat, vai comprar a participação no grupo McLaren que pertencia até agora ao PIF, o fundo de investimento da Arábia Saudita, e à Ares Management, que tinha sido adquirido por 400 milhões de libras esterlinas, cerca de 464 milhões de euros, em 2021.

O negócio irá colocar o Mumtalakat como o maior acionista do grupo que controla a divisão de automóveis de estrada, assim como a equipa de Fórmula 1 da McLaren. Apesar da aquisição, não haverá qualquer injeção de capital na empresa neste momento, devendo o negócio ser confirmado hoje. Apesar disso, o grupo McLaren recebeu um financiamento de 70 milhões de libras por parte dos seus investidores para a primeira fase do seu plano de reestruturação, que visa à era dos veículos eléctricos de estrada da marca, no início deste ano.

O negócio surge depois do novo modelo de Woking, o Artura, ter sofrido atrasos resultantes dos problemas na cadeia de fornecimento. O construtor abrandou a produção e as entregas do Artura aos clientes até ao final do ano passado.

Segundo o canal britânico Sky, o fundo soberano do Barém pode vir a injetar dinheiro na McLaren para controlar as contas da companhia, num momento posterior ao negócio agora relatado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)