Sucessor do McLaren P1 revelado até ao final do ano
McLaren Artura Spider: Alta performance aprimorada

McLaren: Os traços do futuro da marca britânica

By on 27 Março, 2024

É tempo de mudança da McLaren. Depois da mudança na liderança do McLaren Group Limited com o fundo soberano do Reino de Barém (Bahrain Mumtalakat Holding Company), a assumir a 22 de março 100% do capital social da McLaren, o que acabou por ser um balão de oxigénio para o grupo, eis que a marca lança a sua nova filosofia de design para os futuros modelos.

A McLaren Automotive revelou a futura linguagem de design baseada no seu legado de 60 anos de corridas e na excelência dos supercarros. Esta nova era enfatiza cinco princípios fundamentais, combinando engenharia de desporto motorizado com design de supercarros leves. O objetivo do design é criar uma linguagem versátil para os veículos McLaren em novos segmentos e futuras tecnologias de propulsão.

O DNA de design da McLaren será definido por cinco princípios:

  1. EPIC: Enfatiza o design arrojado que evoca reações emocionais instintivas, inspirando-se nas corridas de Fórmula 1 e GT, incorporando traços de design extremos.
  2. ATLÉTICO: Centra-se numa carroçaria compacta e musculada para melhorar o desempenho, com uma embalagem eficiente dos componentes do grupo motopropulsor e eficiência aerodinâmica.
  3. FUNCIONAL: Integra elementos funcionais no design para maximizar o desempenho, apresentando elementos técnicos expostos e abordagens inovadoras à aerodinâmica e ao arrefecimento.
  4. FOCADO: Dá prioridade à ergonomia orientada para o desempenho e a uma combinação perfeita de interfaces analógicas e digitais para melhorar a experiência de condução.
  5. INTELIGENTE: Utiliza materiais leves e inovadores e uma integração perfeita dos elementos de design para extrair o máximo desempenho e, ao mesmo tempo, aumentar a durabilidade e a sustentabilidade.

O design do futuro veículo da McLaren é caracterizado por elementos distintos:

  1. Vista frontal: Elementos simétricos com um nariz baixo, inspirados nos carros de Fórmula 1 como o McLaren MP4/4 e o McLaren F1, com grandes entradas de ar por baixo dos faróis para eficiência aerodinâmica.
  2. Vista lateral: Definida pela Performance Line, evocando os perfis dos icónicos carros de corrida McLaren Can-Am, o McLaren F1 e o McLaren P1™, com proporções inclinadas para a frente e balanços curtos.
  3. Vista traseira: Incorpora uma extremidade traseira aberta para uma melhor dissipação de calor, influenciada pelo McLaren F1, com gráficos de linhas rectas e elementos horizontais para um perfil de veículo mais largo e mais baixo.
  4. Cockpit: Apresenta um design de cockpit “envolvente” para maior concentração do condutor, inspirado na herança de competição da McLaren, assegurando espaço e conforto através de elementos de design inteligentes, como superfícies côncavas e ampla visibilidade para a frente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)