World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo
Volvo regressa às competições nacionais: EX30 é a estrela do regresso

Sabe como se chamava o primeiro Volvo?

By on 15 Abril, 2024

O surgimento de novas marcas no mundo automóvel a um ritmo nunca antes visto, faz-nos esquecer um pouco da caminhada que muitas das marcas que nos acompanharam ao longo da vida fizeram, como o caso da Volvo que fez 97 anos.

A maioria das marcas europeias chegaram a este ponto depois de um processo de crescimento e maturação que aconteceu já no século passado. Um caminho trilhado com sucessos e derrotas, mas que fez da marca o que ela é hoje, com as caraterísticas que lhes são associadas. É comum associar a Volvo a segurança e tal não é por acaso.

A Volvo foi fundada em 1927 por Assar Gabrielsson e Gustav Larson com o objetivo singular de tornar os automóveis mais seguros para as pessoas. O seu pioneirismo em segurança marcou o lançamento do primeiro Volvo ÖV4, apelidado de “Jakob”, em 14 de abril de 1927, na Suécia. Tradicionalmente associada à inovação em segurança, a marca surgiu para preencher uma lacuna no mercado, oferecendo veículos robustos e preparados para os rigorosos invernos da Escandinávia.

Durante os seus 97 anos de história, os valores da Volvo permaneceram inabaláveis. A empresa é líder mundial em segurança, sendo responsável pelo desenvolvimento de tecnologias como o cinto de segurança de três pontos, a terceira luz de travagem, airbags e sistemas de deteção de pedestres, ciclistas e animais. Sua contribuição para a segurança é reconhecida globalmente, e a frase “há um pouco da Volvo em cada automóvel” reflete a sua influência duradoura na indústria.

A Volvo está focada na segurança dos seus passageiros e não só. A segurança e o bem-estar de todos os que habitam o planeta é agora também uma prioridade. Está na vanguarda da sustentabilidade no setor automóvel, impulsionando a eletrificação como parte do seu ambicioso plano ambiental. Em março, anunciou a produção do último automóvel a diesel (Ver AQUI) e planeia comercializar apenas veículos 100% elétricos a partir de 2030.

Este compromisso reflete-se no sucesso atual da marca, com vendas globais aumentando 12% no primeiro trimestre de 2024, impulsionadas pela procura crescente de modelos eletrificados. O lançamento do SUV totalmente elétrico EX30 é um marco nesse crescimento.

Além disso, a Volvo está comprometida em alcançar neutralidade climática até 2040. O aniversário deste ano é marcado pela inauguração do World of Volvo em Gotemburgo (Ver Aqui), um centro de experiências inovador com 22.000 m² construídos em madeira.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)