Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo

By on 27 Março, 2024

Dia 27 de março de 2024 é um dia histórico para a Volvo Cars. A marca sueca encerrou a produção de automóveis a diesel, cumprindo uma promessa feita em 2023. O último modelo movido a diesel, um Volvo XC90, será produzido em Torslanda, Suécia, e seguirá para o Museu da marca em Gotemburgo.

Esta decisão foi anunciada durante a Climate Week em Nova York, refletindo a rápida mudança da indústria automobilística e das preferências dos clientes em resposta à crise climática. Anteriormente, os motores a diesel lideravam as vendas, mas agora a maioria das vendas da Volvo na Europa consiste em veículos eletrificados. Isso é impulsionado pela evolução da procura do mercado, regulamentos de emissões mais rigorosos e a aposta da Volvo na eletrificação.

A decisão de abandonar os motores de combustão interna já foi tomada em 2022, quando a Volvo vendeu a sua participação na Aurobay, empresa de joint venture para motores de combustão. Essa mudança não apenas reflete a mudança nas preferências do mercado, mas também tem um impacto positivo na qualidade do ar urbano, já que os motores a diesel emitem mais gases nocivos do que os motores a gasolina.

A Volvo Cars planeia comercializar apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2040. Essas metas fazem parte de um plano ambiental e de transformação ambicioso na indústria automobilística.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)