Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

By on 24 Março, 2024

A Volvo está a adotar uma abordagem inovadora no seu departamento de Fornecimento e Logística de Peças, utilizando inteligência artificial (IA) para impulsionar eficiência, acessibilidade de dados e sustentabilidade.

Essa iniciativa inclui a adoção de tecnologias avançadas e estratégias analíticas para melhorar a disponibilidade de peças, reduzir custos e diminuir as emissões de CO₂. Desde 2018, a Volvo tem estado na vanguarda da transformação digital, dando prioridade ao acesso e análise de dados rumo a uma tomada de decisão mais ágil e precisa. Os resultados estão à vista e as medidas adotadas resultaram já numa redução de 50% no volume de transporte aéreo de peças, ao mesmo tempo, em que aumentou em 25% o volume total de peças expedidas.

Johan Melcker, ex-chefe de TI de processos e negócios da área, descreve a iniciativa como estratégica e transformadora para o negócio de pós-venda da Volvo, destacando a importância de conectar dados extensivos com um profundo conhecimento da cadeia de abastecimento para atender às demandas dos clientes.

A Volvo está a fortalecer o seu departamento de pós-venda com a integração de tecnologias avançadas, como o sistema PULS e o Data Lake no Azure, para armazenamento e análise de dados. Com ferramentas como Power BI, Snowflake e inteligência artificial, a empresa está a transformar a interpretação e apresentação de dados complexos. Essa abordagem prepara a Volvo para lidar com desafios futuros, incluindo a manutenção da qualidade dos dados em meio a uma complexidade crescente e a minimização do transporte aéreo de peças. A estratégia impulsionada pela IA coloca a Volvo na vanguarda da inovação, com foco em eficiência, sustentabilidade e excelência operacional, resultando numa melhoria significativa na disponibilidade de lançamentos de novos veículos e no planeamento de peças para veículos novos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)