Como reduzir o consumo de combustível e as emissões? Estas dicas podem ajudar
O que fazer em caso de acidente? Aqui ficam oito dicas úteis

Quer aumentar a longevidade do seu carro? Evite estes comportamentos

By on 16 Abril, 2024

Manter a longevidade do seu automóvel é essencial tanto para a sua segurança como para a sua carteira. Há vários comportamentos que podem ser evitados para se livrar de sustos na estrada ou no mecânico. Com os devidos cuidados e atenção, pode prolongar significativamente a vida útil do seu veículo, poupando-se a reparações e substituições dispendiosas no futuro. Há também vícios que alguns condutores adquirem e que pode prejudicar a saúda do seu carro.

Deixamos aqui uma lista de comportamentos que deve evitar para que o seu carro possa fazer mais uns valentes quilómetros, sem dores de cabeça:

Condução agressiva, especialmente no arranque.

É péssima ideia puxar demasiado pelo carro antes deste ter atingido a temperatura ideal. Caso seja mais expressivo no acelerador assim que liga o carro e com o motor frio, podem começar a surgir problemas relacionados com o desgaste interno do motor. Para evitar problemas basta fazer uma condução mais suave com um regime médio enquanto o motor vai aquecendo. Esperar que o motor aqueça enquanto está parado é desperdício de combustível e o motor aquece de forma mais acelerada durante a deslocação. Porém, é um processo que deve ser feito de forma progressiva, sem abusar do pé direito.

Usar a embraiagem como apoio para o pé

Havia quem dissesse que descansar o pé esquerdo na embraiagem era sinal de ser bom condutor, estando pronto para o acionar sempre que preciso. Nada poderia estar mais longe da verdade, não só para o bem do veículo, como também da sua carteira. Ao manter o pé em cima da embraiagem está a desgastar todos os componentes agregados à mesma. Se este vício for frequente, pode ter de substituir a embraiagem antes do esperado, uma operação que é habitualmente onerosa.

Andar com o carro na reserva

Todos conhecemos alguém que anda sempre com o carro na reserva. Esses condutores são o pesadelo dos outros condutores que assim que o ponteiro do combustível chega a meio da escala, vão logo abastecer. Mas andar com o carro na reserva, pode sair mais caro do que pensa, pois corre o risco de danificar injetores e a entupir filtro de combustível. No fundo do depósito de combustível acumulam-se detritos que estão nos combustíveis. Isto porque as pequenas partículas que chegam ao depósito ficam sedimentares no fundo, e lá tendem a permanecer. Ao andar com o carro na reserva, a probabilidade desses detritos causarem estragos é maior. O que acontecem é que podem ficar presos no filtro de combustível. O entupimento do filtro é uma das grandes causas de avarias no motor, ainda mais se este já estiver desgastado. Mas esta questão relativa aos sedimentos depositados no tanque de combustível não é a única a ter em conta. Nalguns carros, a bomba de combustível está localizada no depósito e o combustível atua como isolador e lubrificante. Isto acontece porque o combustível flui ao redor da bomba. Se usar o depósito muitas vezes na reserva, a bomba de combustível sobreaquece, causando o desgaste prematuro da mesma.

Subir passeios

A falta de estacionamento é uma dor de cabeça cada vez maior nos centros urbanos. Por certo já aconteceu chegar a casa mais tarde e ter de estacionar num local que até nem é do seu agrado. E por vezes, para facilitar, sobe um passeio para não ter de ficar demasiado longe de casa. De facto, se o lancil do passeio tiver uma altura considerável, pode danificar os pneus com pequenas deformações ou cortes. Além disso, se “tirar mal as medidas” pode acabar a raspar as jantes. Caso o embate seja mais forte, pode inclusive deformar as jantes, algo que pode criar uma vibração na direção durante a condução. Por fim, também a suspensão “sofre” com a subida no passeio, devido ao desequilíbrio a que é submetida (pressão sobre o lado que fica fora do passeio).

Deixar a manutenção para depois

Um carro com boa manutenção é um carro que dura mais tempo e que fica valorizado no momento da venda. E a boa manutenção não depende apenas dos quilómetros percorridos. De facto, componentes como óleo, filtros, correias ou correntes e pastilhas de travão têm prazos de validade que devem ser cumpridos. Descurar esses prazos é meio caminho andando para os problemas.

Não verificar os níveis de fluido e pressão dos pneus

Crie o hábito de verificar regularmente os níveis dos fluidos do seu automóvel, incluindo o óleo do motor, o líquido de arrefecimento, o líquido dos travões, o líquido da transmissão e o líquido da direção assistida. Níveis baixos de fluidos podem provocar danos no motor e outros problemas mecânicos, por isso, certifique-se de que os abastece sempre que necessário. O enchimento correto dos pneus é essencial para a segurança, a eficiência do combustível e a longevidade dos pneus.

Deixar o carro muito tempo parado

Se guardar o seu carro num espaço adequado é muito importante, é também importante andar com o carro de forma regular para manter o motor e outros componentes em boas condições de funcionamento. Períodos prolongados de inatividade podem levar a problemas como o esgotamento da bateria, a degradação do combustível e a corrosão, entre outros. Um carro parado desvaloriza muito mais rapidamente.

Não ouvir o que o seu automóvel diz

O carro por vezes fala connosco. Não nos fala do tempo, mas pode deixar avisos. Um ruído persistente, uma vibração estranha, uma sensação que não sentia antes, luzes de aviso. São sinais que deve ter em conta e que não pode desvalorizar se quiser garantir a longevidade do seu carro. Vale mais prevenir que remediar e pedir um conselho ao seu mecânico pode ser a melhor solução para evitar males maiores. E ninguém conhece melhor as “manias” do seu carro. Se sente que algo está diferente, investigue.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)