Quer aumentar a longevidade do seu carro? Evite estes comportamentos
O que fazer em caso de acidente? Aqui ficam oito dicas úteis

Como reduzir o consumo de combustível e as emissões? Estas dicas podem ajudar

By on 16 Abril, 2024

Mesmo que não seja ainda utilizador de veículos eletrificados, há preocupações que são transversais a todos os condutores. A crescente consciencialização ambiental impulsiona a busca por soluções para reduzir o impacto do transporte nas emissões de CO₂. Ao mesmo tempo, o aumento dos preços dos combustíveis torna a economia de combustível uma prioridade para os automobilistas. Assim, reduzir o consumo de combustível e as emissões é cada vez mais uma prioridade para muitos.

Com alguns truques, é possível diminuir as suas emissões e poupar dinheiro. Alguns dos truques que iremos propor são de fácil implementação e podem fazer a diferença:

Manutenção do seu veículo

  • Limpeza Regular do Sistema de Combustível: Depósitos acumulados no motor podem reduzir a sua eficiência e aumentar as emissões de CO₂. Utilizar produtos de limpeza no sistema de combustível ajuda a remover esses depósitos nocivos, mantendo o motor em melhor estado e reduzindo as emissões.
  • Troca Regular de Óleo do Motor: O óleo do motor é vital para o funcionamento adequado do veículo, garantindo a sua lubrificação, limpeza e arrefecimento. Trocar o óleo conforme recomendado pelos fabricantes é essencial para manter o motor eficiente e reduzir o consumo de combustível.
  • Manutenção Adequada do Filtro de Ar: Filtros de ar entupidos podem reduzir o fluxo de ar para o motor, prejudicando a sua eficiência e aumentando as emissões. Substituir os filtros de ar conforme recomendado pelos fabricantes é fundamental para manter o motor em bom estado e reduzir as emissões.
  • Verificação Regular da Pressão dos Pneus: Pneus abaixo da pressão ideal aumentam o consumo de combustível e as emissões de CO₂. Verificar regularmente a pressão dos pneus e optar por pneus de baixa resistência ao rolamento pode ajudar a economizar combustível e reduzir as emissões.

Hábitos de condução

  • Mudança de Hábitos de Condução: Pequenas mudanças na sua condução podem fazer uma grande diferença na redução das emissões de CO₂. Uma condução suave, evitando acelerações e travagens bruscas são essenciais, e utilizar recursos como o stop & go podem ajudar a economizar combustível e reduzir as emissões. Outra dica é antecipar mudanças de direção ou obstáculos. Por exemplo, se está a chegar a uma rotunda, levante o pé antes e deixe o carro rolar sem aceleração. Assim poupará combustível, sem perder muito tempo.
  • Tire partido das ferramentas dos serviços de GPS: Aplicações como o Maps ou o Waze podem facilitar-lhe a vida, propondo trajetos mais económicos, mais curtos, ou com menos trânsito. Estas app de navegação por GPS podem ser grandes aliadas na hora de poupar.
Imagem de rawpixel.com no Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)