Quer aumentar a longevidade do seu carro? Evite estes comportamentos
Como reduzir o consumo de combustível e as emissões? Estas dicas podem ajudar

O que fazer antes de levar o seu carro à Inspeção

By on 28 Janeiro, 2024

As inspeções periódicas obrigatórias fazem parte da vida dos condutores. Pensadas para promover e garantir que os veículos são bem mantidos e que mantém todas as condições de segurança para circularem nas vias públicas. Essa garantia permite que as estradas sejam um pouco mais seguras, pois um carro com uma manutenção pobre é, potencialmente, um carro perigoso. Há cuidados e dicas a usar antes de levar o seu carro à inspeção.

Antes de mais, convém saber quando é que o seu carro deve ir à inspeção. Os automóveis ligeiros de passageiros devem fazer a inspeção Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em dois anos, até perfazerem oito anos. Depois disso, deve ser feita anualmente. Nos automóveis ligeiros de mercadorias a inspeção deve ser realizada dois anos após a data da primeira matrícula.

De preferência, ao aproximar-se da data da revisão, é aconselhável agendar uma visita à oficina. Os veículos possuem componentes mecânicos que exigem uma manutenção básica. Além disso, a manutenção regular contribui para preservar o valor do automóvel e assegurar a sua cobertura pela garantia. Ao optar por peças mais baratas, realizar manutenções incompletas ou revisões defeituosas, poderá até poupar algum dinheiro, mas poderá também resultar em custos elevados no futuro e quando se trata da segurança do veículo, e, consequentemente, da nossa própria segurança e das nossas famílias, todo o cuidado é pouco. Seguir o plano de manutenção do veículo, independentemente de ser antigo ou moderno, é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Isso contribuirá também para a longevidade do veículo, proporcionando benefícios a longo prazo, especialmente para o seu bolso. Se seguir estes conselhos, poderá encarar a inspeção com toda a confiança. No entanto, há sempre alguns pormenores a verificar antes da inspeção que deve ter em conta:

Verifique o alinhamento da direção e travões

Mesmo com uma boa manutenção, o alinhamento da direção pode ficar afetado. Para verificar o alinhamento, basta conduzir em linha reta e ver tem tendência a fugir para um dos lados. As folgas na direção conduzem à reprovação na inspeção. Verifique também o estado dos seus travões (barulhos ou perda de capacidade de travagem exigem uma ida à oficina).

Pneus devem estar em bom estado

Os pneus também devem ser analisados, e se estes apresentarem desgaste fora dos limites estabelecidos (sulcos com menos de 1,6 mm de profundidade, definido como limite legal) terá de ponderar a sua troca.

Esteja atento a outros pormenores

Verifique se os espelhos estão em boa condição, tal como a suspensão e atente se há alguma fuga (manchas no chão). As emissões também vão ser avaliadas, mas se fizer uma boa manutenção do seu carro e trocar os filtros e o óleo com a regularidade exigida, não deverá ter problemas.

Verifique os itens de segurança

São, por vezes, itens esquecidos, mas que também serão avaliados. Os cintos devem estar funcionais, tal como as escovas do limpa-para-brisas, os faróis e os indicadores de mudança de direção. A substituição é fácil e pouco onerosa.

Antes de fazer a inspeção, certifique-se que não se esqueceu de nada

Um esquecimento pode ser a diferença entre passar na inspeção ou a reprovação. Certifique-se que tem o triângulo de segurança e o colete refletor, assim como a documentação necessária (Documento Único Automóvel, a Folha de Seguro e o Documento da última inspeção).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)