5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

Quais são as principais dicas para instalar uma estação de carregamento de veículos elétricos?

By on 6 Março, 2024

Quais são os requisitos considerados essenciais para facilitar e acelerar a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos, quer a nível doméstico, quer num edifício residencial comunitário, num parque de estacionamento público, num centro comercial ou num escritório? A Juice Technology, uma das empresas líderes mundiais na conceção e comercialização de soluções de carregamento para carros elétricos, ajuda-nos ao dar-nos uma série de pontos-chave.

Em primeiro lugar, é de notar que os principais requisitos para uma instalação “perfeita” se encontram nas características da própria estação de carregamento e do fabricante. Para aqueles que têm de instalar e manter sistemas de carregamento de veículos elétricos, seja numa casa particular ou num parque de estacionamento público ou de uma empresa, nem todos os carregadores são iguais.

Duas opções de instalação

Geralmente, existem duas opções de instalação: a instalação fixa de um carregador de parede ou o carregador portátil. Este último não precisa de ser fixado à parede e, por conseguinte, apenas requer a instalação de uma ligação. Isto oferece ao cliente a máxima flexibilidade, beneficiando das mesmas funções que um carregador de parede.

Por conseguinte, é importante escolher um fabricante de soluções de carregamento que conceba os seus produtos a pensar no utilizador, para que os carregadores sejam fáceis de utilizar, mas também práticos e rápidos de instalar.

Para além deste ponto de partida, os elementos mais importantes a considerar pelos instaladores elétricos são:

  1. Se a estação de carregamento já estiver pré-configurada, totalmente montada e testada à saída da fábrica do fabricante, só precisa de ser ligada ao sistema elétrico existente para estar pronta a funcionar. Entretanto, o cabo Ethernet e a fonte de alimentação permanecem ligados sem risco de adulteração. Isto garante uma instalação rápida, simples e sem problemas.
  2. Uma estação de carregamento fixa deve poder ser montada de várias formas: numa parede, embutida ou mesmo numa coluna, por exemplo. Isto permite total flexibilidade e capacidade de resposta às necessidades do cliente em termos de localização e tipo de utilização. No caso de uma wallbox, para além da ligação eléctrica, a caixa tem de ser fixada à parede. Se a estação de carregamento já vier com um kit de montagem completo, esta é uma operação simples: basta aplicar o modelo, pré-perfurar os orifícios, aparafusar o painel traseiro com todos os componentes electrónicos, fixar a tampa e já está.
  3. O peso total de um carregador não pode exceder um determinado limite (idealmente entre 5 e 10 kg), pelo que não é necessário equipamento especial de elevação no local de instalação. Se o peso se mantiver abaixo de um determinado limite, uma pessoa pode efetuar o trabalho.
  4. A utilização de equipamento elétrico envolve sempre um risco. Por conseguinte, é essencial proteger adequadamente o equipamento. Se for instalado no exterior, as intempéries podem afetar o equipamento; o equipamento instalado num parque de estacionamento deve ser capaz de resistir a produtos de limpeza a alta pressão. Para tal, é importante escolher uma estação de carregamento com proteção IP67, que oferece uma proteção total contra poeiras e líquidos, garantindo uma vida útil mais longa para utilização no exterior e proteção contra salpicos e gotas de água.
  5. Outro aspeto importante é que a instalação não requer um certificado separado, que de outra forma teria de ser obtido pelo eletricista. O carregador de fácil instalação deve, portanto, ser também fácil de utilizar. Os símbolos LED intuitivos tornam a colocação em funcionamento muito mais fácil: verde: pronto a utilizar; laranja: pedido de ativação através de cartão RFID (em alternativa, através de “Plug and Charge”, de acordo com a norma ISO 15118); e azul: processo de carregamento ativo.
  6. É uma grande vantagem para qualquer instalador poder confiar num fabricante que prestará ao seu cliente a assistência necessária em caso de avaria ou de necessidade de substituição de um componente. Nesta altura, é importante que a assistência seja centralizada no fabricante, que se encarrega do apoio técnico após a instalação. Isto simplifica o trabalho do instalador: ele só tem de ligar e instalar o equipamento.
  7. A possibilidade de recarregar um automóvel utilizando a energia excedentária produzida por um sistema fotovoltaico permite aos consumidores otimizar o seu consumo, com poupanças económicas significativas. Por este motivo, a crescente integração destas duas tecnologias poderá levar a um aumento significativo do número de instalações, tanto no sector residencial como no comercial. Para que um sistema fotovoltaico seja integrado com êxito no sistema de gestão da energia doméstica, o carregador de parede utilizado deve estar equipado com um back-end que permita a gestão em linha do dispositivo, a manutenção remota e a faturação.
  8. Se o instalador se encontrar numa situação em que um utilizador tem de gerir várias estações, seja uma frota ou um parque de estacionamento público, a gestão dinâmica da carga que pode fornecer energia a veículos ligados à rede é de grande ajuda. Quando a energia disponível pode ser distribuída a todos os veículos que estão atualmente em carregamento, não há necessidade de uma nova linha de abastecimento. No entanto, é essencial integrar um contador de eletricidade certificado pela MID em cada carregador, permitindo assim a faturação com base na quantidade de eletricidade efetivamente utilizada para o carregamento.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)