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Primeiras unidades do mais potente e eficiente Toyota Prius  chegam a Portugal este mês

By on 19 Junho, 2023

A quinta geração do Toyota Prius pode ser encomendada online, enquanto as primeiras unidades para Portugal chegam ainda este mês, estando disponível exclusivamente como híbrido Plug-in, o mais potente e eficiente da marca nipónica até agora. 

Disponível em Portugal exclusivamente como híbrido plug-in, o novo Prius será o PHEV mais potente e eficiente até à data da Toyota e fortalece a gama de modelos da marca, que tem inerente um compromisso de desenvolvimento de veículos elétricos com bateria (BEV) e elétricos a pilha de combustível (FCEV) para oferecer uma gama mais ampla de opções de redução das emissões de carbono.

A Toyota garante ‘ADN duplo’ para o Prius Plug-in Hybrid, tendo por isso uma autonomia de condução elétrica até 86 km, graças à sua bateria de 13,6 kWh, que permite uma condução totalmente elétrica na maioria das viagens diárias, enquanto que para viagens mais longas, ou quando o carregamento não for prático, a nova geração do sistema Plug-in Hybrid da Toyota tem uma potência mais elevada e reduzidas emissões combinadas de CO2 (WLTP) de 11 a 16 g/km (dependendo da versão), as mais baixas de sempre conseguidas por um Prius. Até 8,7 quilómetros de autonomia elétrica por dia podem ser gerados pelo opcional sistema de células solares integradas no tejadilho. Estas têm a capacidade de carregar a bateria do sistema híbrido plug-in diretamente, sem a necessidade de uma bateria solar adicional, como acontecia nas versões anteriores. 

Desde o seu lançamento em 1997, o Prius é conhecido pela sua eficiência, não o sendo pelo desempenho dinâmico. No entanto, a  Toyota quis mudar o paradigma e com o seu novo sistema híbrido gera mais potência e uma melhor eficiência. O motor TNGA de 2,0 litros produz 152 cv (112 kW) e funciona em conjunto com um novo motor dianteiro de 160 cv (120 kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164 kW), que ajuda o novo Prius a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, também com a ajuda dos 208 Nm de binário. No caso da versão mais eficiente, o consumo de combustível é de apenas 0,5 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 de 11 g/km, de acordo com as normas de homologação WLTP.

Em comparação com os 122 cv (90 kW) da geração anterior do Plug-in Hybrid é uma melhoria substancial. A cilindrada do motor foi aumentada em comparação com a unidade de 1,8 litros usada na geração anterior, atingindo uma eficiência térmica de 41%.

O sistema híbrido usa uma nova Unidade de Controlo de Potência (PCU), instalada diretamente na parte superior da caixa híbrida, fornece 120% da potência do modelo anterior. A própria caixa híbrida gera 60% mais potência do que o seu antecessor, mas com 20% menos peso devido à otimização da sua forma. Foi, por outro lado, adotado um sistema de cárter seco para reduzir os níveis de fluido dinâmico da transmissão e fornecer a lubrificação ideal, enquanto o óleo de baixa viscosidade reduz o atrito interno e contribui para uma melhoria geral da eficiência da transmissão.

A potência do sistema foi otimizada através da maior capacidade da bateria, que passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. A bateria de iões de lítio tem uma densidade de energia superior, proporcionando uma capacidade 50% mais elevada, mas utilizando 30% menos células, o que permitiu ser mais pequena e instalada debaixo do banco traseiro.

Quando estacionado, um carregador de bordo de 3,3 kW pode carregar a bateria da rede elétrica de 220V (de zero a totalmente carregada) em apenas quatro horas.

Foi construído sobre a segunda geração da plataforma GA-C da Toyota New Global Architecture (TNGA), o que permitiu reduzir o peso e aumentar a rigidez para uma experiência de condução mais estável. O centro de gravidade é mais baixo – através da colocação da bateria debaixo do banco traseiro e do depósito de combustível mais baixo e mais à frente, em comparação com a sua posição na geração anterior – o que contribui para uma melhorada dinâmica de condução e agilidade. 

O aspeto exterior mantém a forma de cunha, mas evoluiu. A silhueta aproxima-o de um coupé devido à redução da altura total em 50 mm, ao mesmo tempo que o ponto mais alto do tejadilho foi chegado atrás e adotadas rodas até 19 polegadas.

A distância entre eixos é 50 mm mais longa em comparação com a da geração anterior, enquanto o comprimento total diminuiu 46 mm. 

No interior, um ecrã de sete polegadas fica diretamente no campo de visão do condutor. O painel de bordo combina um ecrã central que dá acesso ao mais recente sistema multimédia da Toyota baseado na cloud e os comandos do sistema de ar condicionado por baixo. 

O melhorado sensor de câmara frontal tem o dobro da distância de deteção frontal e uma visão lateral e vertical mais amplas, permitindo detetar mais cedo objetos que estejam próximos, bem como identificar uma gama mais ampla de perigos potenciais, incluindo motocicletas e objetos na estrada. Foram adicionados sensores de radar laterais dianteiros para oferecer apoio aos recursos do Sistema de Segurança Pré-colisão, Assistência à Monitorização da Faixa de Rodagem e Alerta de Tráfego Transversal Dianteiro. Apresenta ainda um semi autónomo sistema Advanced Park, que pode estacionar em modo mãos livres ou por controlo remoto (numa aplicação do telemóvel).

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