Automobili Pininfarina vai apresentar o novo B95 a 17 de agosto
Automobili Pininfarina revelou o novo concept Pura Vision

Pininfarina junta-se á Bosch e à Benteler para desenvolver chassis para veículos elétricos

By on 10 Setembro, 2019

A junção da Bosch e da Benteler (empresa de tecnologia automóvel) a este projeto da Pininfarina dá-lhe outra dimensão. Projeto que irá desenvolver uma nova plataforma elétrica para veículos de elevadas performances.

A Automobili Pininfarina está a acabar o desenvolvimento do seu primeiro automóvel, o Battista com 1900 CV e mobilidade elétrica, carro que tem como base o Rimac C_Two e que deverá chegar ao mercado já em 2020. Mas a Pininfarina tem um plano maior para uma gama alargada com três a quatro modelos elétricos até 2026/2027.

Esta nova plataforma foi anunciada em Frankfurt, será a base dos futuros modelos da marca, cujo primeiro será, provavelmente, um SUV inspirado pelo protótipo Pura Vision. 

O patrão da Pininfarina, Michael Pershke referiu que “construtores como a Aston Martin ou a Maserati podem ser potenciais parceiros e clientes para esta nova plataforma”, mas também confessou que ainda não falou com nenhum construtor sobre essa possibilidade.

Foi uma espécie de piscar de olhos aos parceiros já que o desenvolvimento da plataforma terá custos superiores a mil milhões de euros e são poucos os construtores que têm esse dinheiro. O envolvimento da Bosch e da Benteler ajudam a captar investimento, naquela que será a primeira plataforma feita por três partes ou mais.

Pershke referiu que “a questão não é encontrar parceiros e investimento, mas quem e quando! Estamos abertos a uma série de empresas. Tudo depende do balanço de cada um, capaz de entregar mil milhões de euros. Conseguem fazê-lo? Vejam a BMW e a Daimler, até eles estão a trabalhar juntos no desenvolvimento da mobilidade elétrica e da condução autónoma, e não é por se amarem… Partilhar o risco é melhor para todos que avançar sozinho.”

Recordamos que a Automobili Pininfarina é uma empresa nova baseada na Alemanha e financiada pelo Mahindra Group indiano, que também é dono da celebre empresa de design Pininfarina. São empresas separadas, mas trabalharam em conjunto para fazer o Battista.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)