Automobili Pininfarina vai apresentar o novo B95 a 17 de agosto
Automobili Pininfarina confirma edição limitada de novo ‘hiper’ GT

Automobili Pininfarina revelou o novo concept Pura Vision

By on 2 Agosto, 2023

A Automobili Pininfarina apresentou o seu novo concept da PURA Vision, que faz a antevisão daquilo que apelidam de “uma nova era de luxo totalmente elétrico”. Designado por veículo utilitário de luxo elétrico (e-LUV), o Pura Vision irá inspirar a próxima geração de veículos 100% elétricos da Automobili Pininfarina.

O concept apresenta uma silhueta elegante e superfícies limpas, a filosofia de design que a Pininfarina quer para o próximo capítulo da sua história. O PURA Vision fará a sua estreia pública mundial durante o Monterey Car Week, tendo sido concebido, desenhado e desenvolvido em Itália, nas mesmas instalações onde o Battista hiperGT é produzido. 

O capô mais baixo e guarda-lamas altos são inspirados no Cisitalia de 1947, o primeiro veículo a entrar na coleção do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. O PURA Vision é ainda definido por faróis ocultos e pela tecnologia de iluminação ultra-fina de nanofibras L.E.S.S. – fibras que medem menos de 1 mm de espessura e podem ser adaptadas a praticamente qualquer design, enquanto a sua construção leve e eficiência energética se adequam perfeitamente ao concept – os faróis estão alojados num elemento de design técnico multifuncional a toda a largura, que define as secções inferiores da carroçaria e ajuda o arrefecimento e o desempenho aerodinâmico.

A pintura em Bianco Sestriere Gloss contrasta com os elementos inferiores em fibra de carbono exposta e a outros componentes em preto brilhante. O PURA Vision conta com jantes de liga leve de 23 polegadas e os pneus apresentam uma faixa branca, unificando o exterior e acrescentando mais definição às jantes em preto mate.

No interior, o teto panorâmico contribui para a sensação de luxo, enquanto a consola central é iluminada por um anel LED que a liga o para-brisas da frente com a porta traseira.

As portas abrem normalmente, mas parte do teto panorâmico abre para cima, o que em combinação com a abertura sem pilares e as portas traseiras com dobradiças traseiras, proporcionam um acesso sem restrições aos espaçosos lugares sentados 2+2. As designadas ‘Lounge Doors’ foram inspiradas no design sem pilares da berlina Lancia Florida, concebida por Battista Farina nos anos cinquenta do século passado e que era uma das preferidas do fundador da Pininfarina.

No exterior, a Pininfarina colocou uma linha de cintura em alumínio anodizado à volta dos vidros, que começa no para-brisas e traça um arco contínuo à volta do PURA Vision. A linha do tejadilho é definida por um elemento de alumínio de cada lado e incorpora as câmaras traseiras que substituem os espelhos retrovisores exteriores convencionais, na frente, e ostenta a assinatura PURA Vision na traseira.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)